1º Encontro Regional MIDIACOM MS
SAÚDE

Campo Grande reforça combate ao Aedes Aegypti com ação de Fumacê em três bairros

Bairros Jardim Noroeste, Maria Aparecida Pedrossian e Tiradentes receberão borrifação de inseticida nesta quarta-feira (30) para combater o mosquito transmissor de doenças

30 julho 2025 - 11h20André Maganha
Fumacê em Campo Grande
Fumacê em Campo Grande - (Foto: Divulgação)

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, será intensificado em três bairros de Campo Grande nesta quarta-feira (30). A ação, que utilizará o serviço de borrifação ultrabaixo volume (UBV), conhecido como Fumacê, ocorrerá das 16h às 22h.

Canal WhatsApp

As equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizarão o trabalho nas ruas dos bairros Jardim Noroeste, Maria Aparecida Pedrossian e Tiradentes.

Para garantir a eficácia do fumos, é importante que os moradores mantenham portas e janelas abertas durante o horário da aplicação. Isso permite que o inseticida atinja os locais com maior concentração de mosquitos, aumentando as chances de eliminação.

O trabalho de fumacê pode ser adiado ou até cancelado em caso de chuvas, ventos fortes ou neblina. Tais condições meteorológicas prejudicam a dispersão adequada do veneno, comprometendo a eficácia da operação.

O inseticida tem como alvo os mosquitos adultos, principalmente as fêmeas, que são as responsáveis pela transmissão das doenças. Embora a aplicação seja focada nessas fêmeas, outras espécies também podem ser atingidas, por isso o serviço exige uma aplicação criteriosa e monitorada. Confira o itinerário:

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop