
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), intensifica nesta quinta-feira (18) o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya. Seis bairros da capital sul-mato-grossense receberão o serviço de borrifação ultrabaixo volume (UBV), mais conhecido como Fumacê, entre 16h e 22h.

As equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) circularão pelos seguintes bairros: Lageado, Los Angeles, Jardim Centenário, Tiradentes, Vilas Boas e Vila Carlota.
Colaboração dos moradores é fundamental
Para garantir a eficácia do inseticida, a Sesau orienta que os moradores mantenham portas e janelas abertas no horário da ação. Isso permite que o produto atinja os locais onde os mosquitos costumam se esconder, aumentando as chances de eliminação das fêmeas adultas — responsáveis pela transmissão das doenças.
Fatores climáticos podem alterar cronograma
A Sesau alerta que, em caso de chuvas, ventos fortes ou neblina, a aplicação do Fumacê poderá ser adiada ou cancelada. Condições meteorológicas adversas prejudicam a dispersão adequada do inseticida no ar, comprometendo o resultado da ação.
Uso criterioso do inseticida
O Fumacê é direcionado principalmente aos mosquitos adultos, em especial às fêmeas do Aedes aegypti, mas pode atingir outras espécies. Por isso, a aplicação é realizada de forma criteriosa e conforme protocolos técnicos da vigilância em saúde.
A ação faz parte da estratégia contínua da Prefeitura para reduzir os focos do mosquito em regiões com maior incidência de casos de arboviroses. O trabalho de prevenção e combate inclui ainda visitas domiciliares, orientações à população e monitoramento constante das áreas de risco.
