
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizam nesta segunda-feira (14) uma nova etapa de combate ao mosquito Aedes aegypti em sete bairros de Campo Grande. Com uso de carros de fumacê, a aplicação do inseticida vai das 16h às 22h e tem como foco eliminar mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A ação acontece nos bairros Santo Amaro, Amambaí, Vila Taquarussu, Jardim Tijuca, Caiobá, Aero Rancho e Jardim Centenário. De acordo com a Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), o produto utilizado atinge os mosquitos adultos — principalmente as fêmeas, que transmitem os vírus.
Moradores devem colaborar com a ação - Para que o inseticida tenha efeito mais amplo, a recomendação é que os moradores deixem portas e janelas abertas durante o período da borrifação. Isso permite que o veneno alcance os ambientes internos das casas, onde os mosquitos costumam se esconder.
Apesar do alvo ser o Aedes aegypti, outras espécies também podem ser afetadas, por isso o procedimento é feito com cuidado técnico. A operação pode ser suspensa em caso de chuva, ventos fortes ou neblina, pois essas condições dificultam a eficácia do produto.
Veja os locais onde os carros de fumacê devem passar:
Santo Amaro – Rua Presidente Artur Bernardes, esquina com Rua Fluminense
Amambaí – Rua dos Pinheiros, com Rua Vasconcelos Fernandes
Vila Taquarussu – Rua São Roque, com Rua Turiaçú
Jardim Tijuca – Rua Alfredo Lisboa, com Rua Mona Lisa
Caiobá – Rua Rosa Ferreira Pedro, com Rua Alfredo Gaspar
Aero Rancho – Rua Laura Ashley, com Rua Geraldo Diego
Jardim Centenário – Rua Granada, com Rua Moçambique
