3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
SAÚDE

Fumacê volta às ruas de Campo Grande no combate ao Aedes aegypti nesta sexta-feira

Vilas Boas, Jardim TV Morena e Vila Carlota recebem aplicação do inseticida entre 16h e 22h; moradores devem colaborar abrindo portas e janelas

8 agosto 2025 - 12h50
Campo Grande realiza ação de fumacê nos bairros Monte Castelo e Vila Nasser para combater o Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.
Campo Grande realiza ação de fumacê nos bairros Monte Castelo e Vila Nasser para combater o Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

A Prefeitura de Campo Grande intensifica, nesta sexta-feira (08), o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, com o uso da borrifação ultrabaixo volume (UBV), popularmente conhecida como Fumacê. A ação será realizada em três bairros da capital sul-mato-grossense: Vilas Boas, Jardim TV Morena e Vila Carlota.

Canal WhatsApp

As equipes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), estarão nas ruas das 16h às 22h com os veículos de UBV, pulverizando o inseticida em áreas estratégicas dos bairros.

Embora o veneno tenha como alvo principal o Aedes aegypti, outras espécies de insetos podem ser afetadas. Por isso, a aplicação é feita de forma criteriosa, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e garantir a segurança da população.

Para que a aplicação seja realmente eficaz, é importante que os moradores colaborem com a ação, mantendo portas e janelas abertas durante o horário da borrifação. A medida permite que o produto alcance o interior das residências e elimine os mosquitos adultos, especialmente as fêmeas do Aedes aegypti, responsáveis pela transmissão das arboviroses.

Atenção às condições climáticas

A Sesau alerta que a aplicação do Fumacê pode ser suspensa ou adiada em caso de condições meteorológicas desfavoráveis, como chuva, ventos fortes ou neblina, que comprometem a dispersão do produto e reduzem sua eficácia.

Prevenção continua sendo fundamental

Mesmo com a aplicação do Fumacê, a melhor forma de combater o mosquito continua sendo a eliminação de criadouros. A população deve manter quintais limpos, evitar o acúmulo de água em recipientes e tampar caixas d'água.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop