BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
ALIMENTAÇÃO

Dieta vegana também pode promover ganho muscular, aponta estudo

Pesquisa revela que, com planejamento, dietas veganas são tão eficazes quanto as onívoras no estímulo ao crescimento muscular

28 agosto 2025 - 13h50
Em estudo, não houve diferença nas taxas de síntese proteica muscular entre veganos e onívoros
Em estudo, não houve diferença nas taxas de síntese proteica muscular entre veganos e onívoros - Foto: ME Image/Adobe Stock
ENERGISA

A ideia de que apenas alimentos ricos em proteína animal são capazes de promover o crescimento muscular está sendo cada vez mais contestada pela ciência. Um estudo recente publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise demonstra que dietas veganas bem planejadas podem ser tão eficazes quanto dietas onívoras no estímulo ao ganho de massa e força muscular.

Canal WhatsApp

Os autores do estudo explicam que, embora pesquisas anteriores tenham mostrado um estímulo maior à síntese proteica após refeições com carne, ovos ou laticínios, essas medições não refletem o impacto de uma alimentação equilibrada ao longo do tempo. O novo estudo, conduzido por cientistas da Universidade de Illinois, investigou se a origem da proteína, a forma de ingestão ao longo do dia e a quantidade adequada de consumo poderiam influenciar o ganho de massa muscular.

Participaram do estudo 40 pessoas, homens e mulheres entre 25 e 40 anos, fisicamente ativas. Após uma dieta inicial de sete dias para padronizar o estado nutricional, os participantes foram divididos em dois grupos: um seguiu uma dieta vegana e o outro, uma onívora. No grupo onívoro, 70% da proteína vinha de fontes animais, enquanto no grupo vegano, as refeições foram cuidadosamente planejadas para garantir a ingestão de proteínas completas.

Durante o estudo, os participantes realizaram sessões de fortalecimento muscular no laboratório a cada três dias e também usaram acelerômetros para monitorar sua atividade física. Surpreendentemente, os resultados mostraram que não houve diferença significativa nas taxas de síntese de proteína muscular entre os dois grupos, nem na forma como a proteína foi distribuída ao longo do dia. O que realmente fez diferença foi o consumo adequado e de alta qualidade da proteína.

Importância da proteína

Para a médica nutróloga Marcella Garcez, os resultados são muito relevantes e reforçam que uma dieta exclusivamente vegetal, quando bem planejada, pode ser tão eficaz quanto uma dieta que inclui alimentos de origem animal. "A qualidade e a quantidade de proteína são mais importantes que a origem isolada do nutriente", afirma.

Além disso, a proteína não é o único fator relevante no ganho muscular. A nutricionista Serenadel Favero destaca que a ingestão de carboidratos é fundamental para fornecer energia para os treinos e para o processo de construção muscular. As gorduras saudáveis e os micronutrientes também desempenham um papel vital, auxiliando na produção de hormônios anabólicos e no bom funcionamento das reações metabólicas que sustentam o crescimento muscular.

Outro ponto interessante do estudo é que os participantes do grupo onívoro relataram maior prazer com as refeições, enquanto aqueles que seguiram a dieta vegana sentiram-se com mais energia e menos cansaço. Isso sugere que, além dos aspectos fisiológicos relacionados ao ganho muscular, fatores como satisfação e prazer nas refeições têm grande importância para a adesão a longo prazo a um plano alimentar e de treino.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas