
Crianças e adolescentes com menos de 15 anos têm um compromisso importante neste sábado (18) em Mato Grosso do Sul. O estado participa do Dia D de Multivacinação, uma mobilização nacional para reforçar a proteção contra doenças e colocar em dia as cadernetas de vacinação. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde, tem o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e das prefeituras municipais.

Em Campo Grande, o ponto de vacinação será na Paróquia Santo Expedito, no Jardim Itamaracá, com atendimento das 8h às 12h. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) estarão no local para aplicar as doses. A campanha continua até o fim de outubro, mas o sábado foi escolhido para ampliar o acesso da população e reforçar a importância da imunização.
Estar com as vacinas em dia é essencial para evitar o retorno de doenças já controladas. O gerente de Imunização da SES, Frederico de Moraes, alerta para os riscos atuais. “Vivemos um cenário com ameaça de reintrodução do sarampo e aumento de casos de doenças como poliomielite, coqueluche e febre amarela. A multivacinação é uma oportunidade para proteger as crianças e adolescentes mais vulneráveis”, afirmou.
A campanha oferece todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite, Meningite, Tríplice Viral, DTP, Varicela, Hepatite A, Influenza, Covid-19 e Febre Amarela. Mesmo quem estiver sem a caderneta poderá ser vacinado, desde que haja a possibilidade de checar o histórico vacinal, o que também pode ser feito pelo aplicativo Meu SUS Digital.
Todos os municípios de Mato Grosso do Sul participam da ação, com exceção de Mundo Novo, onde o atendimento ocorrerá em outra data. No restante do estado, as prefeituras organizaram a logística para garantir o atendimento à população neste sábado.
O Dia D faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que este ano tem como lema: “Vacinar é cuidar de quem você ama – Vacinar é a nossa força”.
