sebrae
ALERTA

Cor da urina pode revelar doenças renais ou do fígado

O ideal é sempre o tom claro ao transparente. Já os escuros e com odores merecem alerta.

19 fevereiro 2016 - 20h00Suelen Morales
Divulgação

A cor da urina pode falar muito sobre a saúde do corpo humano e está fortemente relacionada à ingestão de água. A OMS - Organização Mundial da Saúde - recomenda o consumo de 1 a 2 litros de água por pessoa diariamente.

Canal WhatsApp

Segundo o urologista Régis Alexander, a água é o nutriente mais importante e abundante no corpo humano. Além disso, não estocamos água no nosso organismo, daí a necessidade de repô-la diariamente.

"A água é importante para tudo. Aparelho renal, cardíaco, neurológico, para a pele, estômago. Enfim para todo o corpo humano. Sem a água nada funciona bem", ressalta Alexander.

Estudos mostram que uma pessoa adulta possui no seu corpo um percentual de 60% a 75% de água. A quantidade de água no organismo humano varia em função da idade, do sexo e da quantidade de tecido adiposo que a pessoa possui. As mulheres, por exemplo, têm quantidade menor de água do que os homens por possuírem maior quantidade de tecido adiposo. Com o envelhecimento também diminuímos a quantidade de água corporal.

Para o urologista, a melhor forma de repor a quantidade de água perdida pelo organismo é através da ingestão de água pura.

"A quantidade diária de ingestão de água depende muito de fatores climáticos e também da atividade física que praticamos. O ideal é consumir de 1,5 a 2 litros por dia. No entanto, em dias quentes ou se o corpo fizer muito esforço físico, essa quantidade de água deve ser maior, pois o suor elimina a água e por isso precisamos repor", explica.

Prestar atenção na cor da urina deve ser um hábito simples que pode prevenir que doenças evoluam sem diagnóstico. É o que diz o urologista Thiago Frainer Gonçalves. Segundo o médico, amarelo claro é a cor da urina normal. Veja o que diz as cores da urina:

Transparente: talvez beba água em exagero.
Amarelo palha muito claro: cor da urina normal.
Amarelo transparente: cor da urina normal.
Amarelo escuro: normal, mas precisa de beber mais água.
Âmbar ou mel: esta desidratado, teve beber água.
Espuma ou efervescente: Se for persistente no tempo, indica excesso de proteína na dieta ou problema renal.
Laranja: pode ser falta de água ou pigmentos da comida. Se persistir, pode ser problema de fígado ou vesícula.
Rosa avermelhada: pode ser da comida, se persistir pode problema de fígado, vesícula, rim, próstata, infecção ou tumor
Acastanhada: desidratação severa ou problema de fígado.
Azulado ou esverdeado: pode ser da comida, medicação ou infecção bacteriana.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop