
Um novo Centro de Processamento Celular (CPC) será inaugurado em Campo Grande, nesta sexta-feira (20). A nova unidade fará parte do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS) e tem por objetivo a criopreservação de vários tipos de células-tronco, como as denominadas mesenquimais, capazes de realizar a regeneração de órgãos humanos, além de outras qualidades de material sanguíneo.

O CPC é um projeto que integra a Rede BrasilCord, constituída por bancos públicos que armazenam amostras doadas de células-tronco de sangue de cordão umbilical. A implantação da unidade foi viabilizada por meio de financiamento em cerca de 60 milhões de reais pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Segundo o superintendente do HUMAP-UFMS, Professor Doutor Cláudio César da Silva, o CPC trará inúmeras melhorias para a população sul-mato-grossense. “A inauguração vai frisar o campo vasto e inovador da pesquisa. A implantação do CPC traz impactos altamente positivos como a redução do custo para o Estado, a diminuição do tempo de espera para os pacientes e diversos benefícios sociais, sem falar no grande avanço tecnológico no trabalho da saúde”, ressaltou.
