
Na próxima quarta-feira (29), o cirurgião cardiovascular Marcelo Biscegli Jatene estará em Campo Grande a convite da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems). Jatene, referência nacional e internacional em cirurgia cardíaca pediátrica, conduzirá um diálogo sobre o "Panorama da Cirurgia Cardíaca Pediátrica no Brasil" no auditório do Hospital Cassems de Campo Grande.

Saiba Mais
- SAÚDE
Com inscrições gratuitas, "Casal Grávido" da Cassems acontece sábado em Campo Grande
- SOLIDARIEDADE
Cassems inicia entrega de itens arrecadados para vítimas de enchentes no RS
- PRESTAÇÃO DE CONTAS
Deputados recebem prestação de contas de subvenção à Cassems
- CAPITAL
Hospital Cassems promove a '7ª Semana de Enfermagem' com foco em comunicação efetiva
Marcelo Jatene é professor livre docente na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e diretor da Unidade de Cirurgia Cardíaca Pediátrica do Instituto do Coração (InCor/HCFMUSP). Ele também foi presidente da World Society for Pediatric and Congenital Heart Surgery no biênio 2018-2020.
Hospital Cassems - (Foto: Divulgação)
A visita de Jatene marca o lançamento do serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica no Hospital Cassems de Campo Grande, um avanço significativo no tratamento de crianças com problemas cardíacos em Mato Grosso do Sul. "Trazer este serviço para nosso hospital é uma vitória para as famílias sul-mato-grossenses, proporcionando atendimento de excelência e salvando vidas", destacou Ricardo Ayache, presidente da Cassems.
Ricardo Ayache é o diretor-presidente da Cassems
Maria Auxiliadora Budib, diretora de Assistência à Saúde da Cassems, reforçou o pioneirismo da instituição: "Somos a primeira operadora de saúde a oferecer esse serviço no estado, impactando positivamente a vida de muitas famílias".
Maria Auxiliadora Budib, diretora de Assistência à Saúde da Cassems
Guilherme Viotto, cirurgião cardíaco pediátrico, e Camila Lino Martins, cardiologista pediátrica, são os responsáveis técnicos pelo novo serviço. Viotto ressaltou que a estrutura do Hospital Cassems é comparável a hospitais de ponta como HCor, Albert Einstein e Sírio Libanês, contando com uma UTI especializada e uma equipe multidisciplinar treinada.
O Ministério da Saúde aponta que a cardiopatia congênita é uma das principais causas de mortalidade infantil, afetando cerca de 10 a cada 1.000 nascidos vivos no Brasil. Com a nova unidade, estima-se que entre 300 e 400 crianças que necessitam de cirurgia cardíaca em Mato Grosso do Sul não precisarão mais se deslocar para outros estados, aliviando o impacto emocional e econômico sobre as famílias.
Além do lançamento, a equipe multidisciplinar do Hospital Cassems passou por treinamento no Hospital do Coração (HCor) para aprimorar o atendimento, destacando a importância do suporte de assistência circulatória mecânica (ECMO) e a humanização do atendimento pós-operatório.
