bonito
INTERIOR

'Caravana da Castração' chega a Nioaque com atendimento para cães e gatos; saiba como agendar

Iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul promove cirurgias, microchipagem e ações educativas sobre bem-estar animal; agendamentos abrem em 23 de julho

22 julho 2025 - 11h10Carlos Guilherme
Caravana da Castração chega a Nioaque com atendimento gratuito nos dias 24 e 25; agendamento abre em 23 de julho
Caravana da Castração chega a Nioaque com atendimento gratuito nos dias 24 e 25; agendamento abre em 23 de julho - (Foto: Arquivo)

Nioaque, a 140 km de Campo Grande, será o próximo destino da Caravana da Castração, que oferece castração gratuita de cães e gatos.

Canal WhatsApp

A ação acontece na quinta (24) e sexta-feira (25), com agendamento obrigatório no dia 23 pelo site www.sigpet.ms.gov.br. A Caravana já realizou mais de 1.010 cirurgias e pretende ultrapassar 20 mil castrações em todo o Estado. Além de Nioaque, passará por outras cidades nas próximas semanas, como Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá.

Procedimento gratuito e seguro - A castração, além de controlar a superpopulação de animais, reduz riscos de doenças como tumores e infecções reprodutivas, além de ajudar no combate a zoonoses como a leishmaniose. A Caravana oferece uma cirurgia com técnica minimamente invasiva, permitindo recuperação rápida e segura. Segundo a Suprova, são realizadas até 150 cirurgias por dia, com direito a microchipagem, roupinha pós-operatória e medicamentos gratuitos.

Com investimento de R$5 milhões, a Caravana da Castração atua com base no conceito de “saúde única”, em que o bem-estar animal se conecta diretamente à saúde humana e ao meio ambiente. Até agora, foram mais de 10.800 cadastros registrados e 5.500 vagas abertas apenas na primeira fase do projeto.

Além de Nioaque, outras cidades do Mato Grosso do Sul já têm datas confirmadas para receber o projeto. Confira o cronograma completo:

Porto Murtinho: 21 e 22 de julho (agendamento: 20 de julho)

Nioaque: 24 e 25 de julho (agendamento: 23 de julho)

Anastácio: 27 a 30 de julho (agendamento: 26 de julho)

Aquidauana: 1º a 5 de agosto (agendamento: 31 de julho)

Ladário: 7 e 8 de agosto (agendamento: 6 de agosto)

Corumbá: 11 a 20 de agosto (agendamento: 9 e 10 de agosto)

Em cada cidade, os tutores precisam realizar o cadastro antecipadamente e comparecer com os animais no dia e horário indicados. O serviço é gratuito e voltado tanto para animais de famílias de baixa renda quanto para protetores e ONGs locais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop