BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
SAÚDE MENTAL

CAPS Infantojuvenil de Campo Grande oferece acolhimento e cuidado para crianças e adolescentes

Unidade promove acompanhamento psicológico, psiquiátrico e multidisciplinar, apoiando também famílias no enfrentamento de desafios da saúde mental

11 setembro 2025 - 14h55Redação
CAPS Infantojuvenil transforma a vida de crianças e adolescentes
CAPS Infantojuvenil transforma a vida de crianças e adolescentes - Foto: Divulgação
ENERGISA

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), em Campo Grande, é descrito por muitas famílias como um espaço de acolhimento, cuidado e esperança. Voltado para crianças e adolescentes de até 18 anos, o serviço oferece atendimento psicológico, psiquiátrico, neurológico e multidisciplinar, auxiliando pacientes e familiares a enfrentar os desafios da saúde mental.

Canal WhatsApp

Para Aparecida Francisca de Souza, de 39 anos, o CAPS IJ foi transformador para seu filho, Adrian Gustavo, de 10 anos. “A escola indicou acompanhamento por dificuldades de aprendizado e comportamento agressivo. Hoje ele acompanha bem os colegas e aceita a professora de apoio. Fico orgulhosa, pois só aparecem notas 10 no boletim”, conta. Com tratamento e medicação, Adrian aprendeu a controlar emoções e conquistar autonomia.

Situação semelhante vive Sabrina, de 12 anos, atendida há três anos pelo CAPS IJ devido a Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). A mãe, Patrícia Vieira Caminha, de 38 anos, diz que hoje compreende melhor a condição da filha. “Antes achava que era birra, mas aprendi a ter paciência e a entender o que acontece com ela.” Sabrina também nota avanços: “Minha leitura e escrita melhoraram, aprendi a controlar a raiva e ficou mais fácil me relacionar com os amigos.”

A gerente do CAPS IJ, Ivaneide Martins de Souza, explica que o cuidado vai além das crianças. “Pais muitas vezes chegam adoecidos, sem perceber, e isso impacta diretamente o cuidado com os filhos. Nosso trabalho também inclui apoio às famílias.”

Oficinas conduzidas pela assistente social Laura Márcia Rosa dos Santos auxiliam cuidadores a entenderem como apoiar os filhos. Quando necessário, os responsáveis são encaminhados a outras unidades de saúde para acompanhamento.

Atualmente, Campo Grande conta com sete unidades de CAPS, todas com atendimento 24 horas:

  • CAPS AD IV Álcool e Drogas – Jardim São Bento
  • CAPS AD III Guanandi – Bairro Guanandi
  • CAPS III Afrodite Doris Contis – Monte Castelo
  • CAPS III Margarida – Vila Rica
  • CAPS III Aero Rancho – Bairro Guanandi
  • CAPS III Vila Almeida – Vila Almeida
  • CAPS Infantojuvenil – Monte Castelo

Além dos CAPS, pacientes em crise de saúde mental podem procurar Unidades de Saúde da Família (USF) ou qualquer unidade de urgência e emergência da cidade.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop