Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
28 de outubro de 2025 - 12h36
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Campo Grande se destaca em seminário internacional da Fiocruz

SAS apresentou três projetos inovadores voltados à população em situação de rua e reforçou protagonismo da Capital em políticas públicas

28 outubro 2025 - 09h05Da Redação
Profissionais da SAS representaram Campo Grande no Seminário Internacional da Fiocruz, com três projetos voltados à população em situação de rua.
Profissionais da SAS representaram Campo Grande no Seminário Internacional da Fiocruz, com três projetos voltados à população em situação de rua. - (Foto: Divulgação)
Terça da Carne

Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) de Campo Grande foi destaque na primeira edição do “Seminário Internacional Pessoas em Situação de Rua: cuidado integral e direitos já”, realizado na Fiocruz, em Brasília. A equipe apresentou três projetos que evidenciam uma rede de proteção social articulada, qualificada e inovadora, voltada à população em situação de rua.

Canal WhatsApp

A secretária Camilla Nascimento, que acompanhou as apresentações, destacou o protagonismo da Capital no debate sobre políticas públicas voltadas a esse público.
“Conversamos com representantes da Cidade do México e de outras regiões, e vimos que Campo Grande está à frente quando o tema é população em situação de rua. Nossas políticas públicas estão avançadas e seguimos no caminho certo. Voltamos fortalecidos”, afirmou.

Os projetos apresentados foram: “Desocupar sem excluir: experiência do Seas na garantia de direitos”, “Inverno Acolhedor” e a criação de uma gerência de diagnóstico e articulação intersetorial para a população em situação de rua. As iniciativas foram desenvolvidas pela Superintendência de Proteção Social Especial, pela Superintendência de Política de Direitos Humanos e pelos técnicos do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas).

Um dos destaques do seminário foi o projeto “Inverno Acolhedor”, que ganhou visibilidade nacional. A ação oferece acolhimento emergencial, refeições, agasalhos e cuidados básicos durante períodos de frio intenso (12 °C ou menos), incluindo assistência a animais de estimação. A metodologia se diferencia pela abordagem intersetorial, unindo diversas secretarias e a sociedade civil.

Outra iniciativa reconhecida foi a criação da Gerência de Proteção Social à População em Situação de Rua, considerada uma inovação nacional. O novo setor fortalece a integração entre o Centro POP, o Seas e demais serviços da rede socioassistencial, com foco em planejamento e comunicação direta entre as equipes.

No eixo de reintegração social, o trabalho “Desocupar sem excluir” apresentou a experiência de uma desocupação humanizada em um imóvel no centro da cidade que abrigava seis famílias migrantes. A ação garantiu o encaminhamento das famílias para o programa Aluguel Social e acompanhamento contínuo da rede de assistência.

Referência nacional

Para a superintendente de Políticas de Direitos Humanos, Priscilla Justi, o seminário consolidou Campo Grande como referência nacional em inovação e políticas públicas humanizadas. “A cidade realiza o primeiro Censo Municipal da População em Situação de Rua, uma iniciativa inédita e essencial para planejar com base em dados e evidências. Voltamos com novos aprendizados e referências”, afirmou.

Ela destacou ainda que a SAS já atua com protocolos, indicadores e fluxos definidos, enquanto muitos municípios ainda estão em fase de sensibilização e estruturação de suas políticas.

A gerente da Proteção Social Especializada de Média Complexidade, Érika Matos, reforçou que os projetos comprovam o comprometimento da gestão municipal. “Campo Grande tem construído protagonismo. Representamos o Centro-Oeste com apenas mais um trabalho de Goiás e mostramos que somos uma rede qualificada, com estratégias inovadoras que buscam se tornar referência nacional."

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop