
Neste sábado (15), haverá plantão de vacinação contra a gripe e a Covid-19 em três unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) de Campo Grande. As UBS Dona Neta, UBS 26 de Agosto e USF Moreninha estarão disponíveis para atendimento das 7h às 17h.

A imunização contra a gripe foi liberada para todas as pessoas com mais de seis meses desde o mês passado. Até o momento, cerca de 95 mil indivíduos que não fazem parte dos grupos prioritários foram vacinados contra a doença. No entanto, a cobertura geral da campanha ainda está abaixo de 40%.
De acordo com Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, é fundamental que a população se vacine para evitar o desenvolvimento de formas graves dessas doenças.
"É de extrema importância que a população esteja consciente de que a vacina é a medida preventiva mais eficiente contra a gripe. Ao se vacinar, os riscos de internação e óbito são reduzidos, além de contribuir para a diminuição da propagação da doença", ressalta.
A vacina contra a gripe, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da capital, protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A, além da Influenza B, sendo eficaz contra as três variantes da gripe.
A doença em questão, a gripe, é uma enfermidade respiratória causada pelo vírus influenza, transmitida por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, bem como por meio de mãos e objetos contaminados que entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal-estar. Caso esses sintomas sejam identificados, é importante procurar um posto de saúde.
