Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
24 de setembro de 2025 - 19h31
alms
ASSISTÊNCIA SOCIAL

Campo Grande leva projetos inovadores sobre população em situação de rua a seminário internacional

Iniciativas como o Inverno Acolhedor e protocolos de acolhimento da SAS ganham destaque em evento na Fiocruz Brasília

24 setembro 2025 - 16h30Douglas de Lima Vieira
Projeto Inverno Acolhedor oferece acolhimento, refeições e cuidados de saúde em noites de frio intenso na capital.
Projeto Inverno Acolhedor oferece acolhimento, refeições e cuidados de saúde em noites de frio intenso na capital. - Foto: Reprodução
ENERGISA

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) de Campo Grande apresentará, nos dias 22 e 23 de outubro, três projetos selecionados para o Seminário Internacional Pessoas em Situação de Rua: cuidado integral e direitos já!, realizado na Fiocruz Brasília (DF).

Canal WhatsApp

As iniciativas, desenvolvidas por equipes da Superintendência de Proteção Social Especial, da Superintendência de Política de Direitos Humanos, do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e da Gerência de Proteção Social, foram escolhidas entre dezenas de experiências enviadas por municípios de todo o Brasil.

O evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater direitos humanos, estratégias de cuidado e políticas públicas inovadoras voltadas à população em situação de rua.

Projetos selecionados

Os trabalhos aprovados para apresentação são:

Desocupar sem excluir: experiência do Seas em garantir direito à moradia e proteção social;

Inverno Acolhedor: atendimento emergencial nos dias de frio intenso;

Gerência de Proteção Social à População em Situação de Rua: criada em abril, reforça a articulação intersetorial com protocolos e central de vagas.

Para a secretária Camilla Nascimento, a seleção representa reconhecimento nacional:

“A seleção dos projetos mostra o compromisso da SAS com políticas públicas humanizadas e eficazes, voltadas à garantia de direitos dessa população.”

Inverno Acolhedor

O Projeto Inverno Acolhedor, implantado no Parque Ayrton Senna, oferece abrigo, refeições, agasalhos, cuidados de saúde e até acolhimento para animais de estimação em noites com temperatura igual ou inferior a 12ºC.

A ação é intersetorial, envolvendo secretarias municipais como EMHA, Funsat e Guarda Civil Metropolitana, além de ampla mobilização da sociedade civil com doações.

Gerência voltada à proteção social

Criada neste ano, a nova gerência promove integração entre Centro POP e Seas, estabelecendo protocolos padronizados e uma central de vagas que garante mais agilidade no atendimento.

Segundo Érika Mattos, assistente social, a aprovação dos projetos é um marco:

“Além de gerar visibilidade e potencial investimento, mostra que a gestão pensa estrategicamente em serviços qualificados para essa população.”

Desocupar sem excluir

Outro destaque é a experiência do Seas em ação de desocupação humanizada em imóvel no centro de Campo Grande, ocupado por seis famílias migrantes.

Com escuta qualificada e articulação com a EMHA e o Cadastro Único, as famílias foram inseridas em programas como o Aluguel Social, com acompanhamento socioassistencial.

“A atuação do Seas vai além da remoção, transformando contextos de exclusão em oportunidades de proteção social”, explicou Thiago de Brito Ribeiro, gerente da área.

Campo Grande na linha de frente

A superintendente de Política de Direitos Humanos da SAS, Priscila Justti, avaliou que a participação inédita no evento reforça o protagonismo da capital sul-mato-grossense:

“Com essa participação, Campo Grande se consolida na linha de frente do debate sobre direitos, justiça social e inovação em políticas públicas para pessoas em situação de rua.”

O seminário é promovido pelo coletivo Trilhas de Cuidado nas Ruas, em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop