
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, iniciou a modernização dos aparelhos de radiologia (raio-X) nas unidades de pronto atendimento da Capital. O projeto prevê a substituição dos equipamentos analógicos antigos por versões digitais, garantindo mais agilidade, qualidade nas imagens e eficiência nos diagnósticos.

A transição entre os equipamentos está sendo feita de forma programada, com períodos curtos de inatividade de até sete dias para instalação dos novos aparelhos. Nesta quarta-feira (10), os aparelhos das unidades Moreninhas e Leblon foram substituídos, e os novos equipamentos digitais devem entrar em funcionamento já na próxima semana.
O processo de modernização segue o cronograma previsto com a transição entre as empresas prestadoras de serviço – da Health para a FIDI –, ambas contratadas por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Saúde.
Cronograma de transição:
- 02/09 – UPA Santa Mônica, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e CRS Tiradentes
- 10/09 – UPA Moreninhas e UPA Leblon
- 17/09 – UPA Universitário e UPA Coronel Antonino
Durante a transição, os atendimentos com raio-X estão sendo remanejados conforme a disponibilidade das unidades. Atualmente, estão funcionando os equipamentos das unidades Coronel Antonino, Universitário e CADIM, especialmente para urgências ortopédicas.
Nesta quinta-feira (11/09), a UPA Santa Mônica passa a operar com o equipamento digital. Na sexta-feira (12/09), o Pronto Atendimento Infantil (PAI) retoma os atendimentos, totalizando cinco unidades com raio-X digital em funcionamento.
A meta da Sesau é concluir a modernização dos sete equipamentos até o final de setembro, mantendo pelo menos cinco unidades operando continuamente durante todo o processo.
A Prefeitura reforça que a iniciativa representa um avanço tecnológico na rede municipal de saúde, trazendo mais rapidez, precisão e conforto para os pacientes atendidos na rede de urgência e emergência.
