
Começa hoje (27) a campanha de vacinação contra a poliomielite em Campo Grande. A meta é de vacinar aproximadamente 62 mil crianças de 1 a 4 anos. A imunização faz parte do programa de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e está disponível nas 74 unidades de saúde da Capital.

Campanha começa hoje e vai até o dia 14 de junho - (Foto: Reprodução)
No ano passado, a cobertura vacinal em Campo Grande foi de 85,72%, abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em MS, 88,19% das crianças foram vacinadas, totalizando cerca de 245 mil imunizados. Nacionalmente, a campanha de 2023 alcançou 84,63% de cobertura.
Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontece de 27 de maio a 14 de junho, com o Dia “D” de mobilização nacional marcado para 8 de junho.
Saiba Mais
- SAÚDE
Campanha de vacinação contra a pólio começa segunda-feira e quer atingir 95% do público-alvo
- SAÚDE
Substituição da gotinha na prevenção à pólio aumentará proteção
- 50 ANOS DE VACINAS PARA TODOS
Sarampo, meningite, pólio: vacinas evitam sequelas para a vida toda
- SAÚDE
Pólio segue como única emergência global mantida pela OMS
A nível nacional, o último caso da doença no País foi registrado em 1989, e o Brasil foi declarado livre da poliomielite em 1994. Apesar disso, a poliomielite ainda ocorre em alguns países do Oriente Médio.
Os sintomas da poliomielite incluem febre, mal-estar, dor de cabeça e de garganta, diarreia, vômitos e rigidez na nuca. Não há tratamento específico para a poliomielite; o manejo clínico se concentra em aliviar os sintomas.
O que é - A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença viral que pode infectar tanto adultos quanto crianças, sendo transmitida pelo contato com fezes ou secreções. A doença pode causar paralisia, afetando principalmente os membros inferiores, e, em casos graves, pode levar a deformidades como pé torto, dores nas articulações e dificuldades na fala e deglutição.
