
Sob a gestão da prefeita Adriane Lopes (PP), Campo Grande se tornou uma das cinco capitais brasileiras com a melhor Atenção Primária à Saúde (APS), de acordo com o relatório do Ministério da Saúde do primeiro quadrimestre de 2024. A cidade subiu da 9ª para a 4ª posição no ranking, com uma nota de 8,3, sendo a melhor capital do Centro-Oeste.

"A saúde é e sempre será uma prioridade em nossa gestão. O nosso objetivo é que nossos serviços sejam cada vez mais eficientes, ágeis e abrangentes. Com uma equipe incrível e dedicada, estamos nos tornando uma referência em saúde primária, e isso está melhorando a vida de todos na nossa cidade. As recentes inovações e expansões mostram que estamos focados no bem-estar da nossa comunidade e no crescimento sustentável da capital. Queremos que Campo Grande seja um exemplo de excelência em saúde pública, sempre priorizando as necessidades dos nossos cidadãos e encontrando soluções criativas para qualquer desafio que apareça", destacou a prefeita Adriane Lopes.
Avanços na saúde básica - Campo Grande se destaca pelos investimentos em saúde básica, com 3.235 profissionais atuando em várias especialidades. Em março de 2024, a cidade reestruturou suas Unidades Básicas de Saúde, criando 30 novas equipes de Saúde da Família e aumentando a cobertura para 88,48%. Nos últimos cinco anos, foram implantadas 80 novas equipes.
Maior acesso com horários estendidos - Para facilitar o acesso da população, 46 unidades de saúde funcionam com horários estendidos. Duas unidades operam das 7h às 23h, dez funcionam das 7h às 17h, e 34 estão abertas das 7h às 19h. Todas utilizam o sistema eletrônico e-SUS/PEC, garantindo eficiência no atendimento.
