
Campo Grande começa nesta quinta-feira (21) a Campanha de Vacinação contra a Gripe, disponibilizando as doses para os grupos prioritários em mais de 70 unidades de saúde distribuídas pelas sete regiões urbanas e distritos do município. Inicialmente, a campanha iria começar na próxima segunda-feira (25).

Saiba Mais
Com o término da campanha agendado para 31 de maio, e o dia “D” de mobilização nacional marcado para 13 de abril, Campo Grande recebe o compromisso de vacinar aproximadamente 200 mil pessoas até o final do período. O município está com 35.170 doses do primeiro lote do Ministério da Saúde.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, reforça a importância da vacinação como a estratégia mais eficaz na prevenção contra a influenza. "A vacina, que proporciona imunidade durante o pico de circulação dos vírus, é crucial para reduzir o agravamento da doença, diminuir as internações e o número de óbitos", revela.
Vacina contra gripe é produzida pelo Instituto Butantan
A influenza é uma infecção viral do sistema respiratório, altamente contagiosa e de abrangência global, variando de quadros leves a graves. Dentre os tipos de vírus influenza, o tipo A é o associado a pandemias, como a de influenza A (H1N1) em 2009. A atual vacina do SUS é tripla, combatendo as cepas A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09, A/Thailand/8/2022 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), conforme a Instrução Normativa da Anvisa.
Os grupos prioritários incluem crianças de 6 meses a menos de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, população indígena, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes em medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e seus funcionários, além de pessoas com comorbidades, professores, pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários.
