
Mais de 25 unidades de saúde da família (USFs) em Campo Grande estão oferecendo, gratuitamente, o dispositivo intrauterino (DIU) para mulheres e adolescentes em idade fértil que buscam formas seguras de evitar a gravidez. Com eficácia superior a 99% e duração média de 10 a 12 anos, o método é uma das opções disponíveis na rede pública municipal.

A iniciativa da prefeitura fortalece o acesso ao planejamento reprodutivo, especialmente enquanto as novas diretrizes do Governo Federal para implantes subdérmicos — também voltados à prevenção da gravidez — não entram em vigor. A previsão é que essa medida comece a valer em até 180 dias.
Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, somente em 2024 já foram inseridos mais de 1,4 mil DIUs em unidades básicas e serviços especializados da Capital.
Para receber o dispositivo, a mulher deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e manifestar interesse pelo planejamento reprodutivo. Em algumas USFs, o procedimento é realizado diretamente na unidade. Nos casos em que não há profissional capacitado, a paciente é encaminhada para a rede especializada, onde o atendimento continua com acompanhamento de uma equipe multiprofissional.
O único critério essencial para a inserção do DIU no Sistema Único de Saúde (SUS) é a vontade da paciente e a análise clínica para garantir que não exista contraindicação no momento do procedimento. O dispositivo pode ser usado por mulheres de diferentes faixas etárias.
Além das unidades básicas, outras estruturas da rede municipal também estão preparadas para ofertar o método, totalizando mais de 30 locais em Campo Grande.
Contracepção como política pública - A ampliação da oferta de métodos contraceptivos faz parte da estratégia da prefeitura para reduzir os índices de gravidez não planejada, sobretudo entre adolescentes. A medida é considerada essencial em regiões mais vulneráveis da cidade.
“É papel da saúde pública garantir meios eficazes e seguros para o planejamento familiar”, afirma a Secretaria Municipal de Saúde, ao destacar a importância da ação como instrumento de autonomia reprodutiva.
O DIU pode ser solicitado nas seguintes unidades de atenção primária de Campo Grande:
USF 26 de Agosto
USF Dona Neta
USF Dr. Antônio Pereira (Guanandi)
USF Popular
USF Buriti
USF Silvia Regina
USF Jardim Presidente
USF Coronel Antonino
USF Jockey Club
USF Oliveira
USF São Conrado
USF Vila Cox
USF Jardim Aeroporto
USF Itamaracá
USF Cristo Redentor
USF Estrela Dalva
USF Los Angeles
USF Macaúbas
USF Jardim Centenário
USF Moreninhas
USF Nova Lima
USF Azaléia
USF Sírio Libanês
USF Botafogo
USF Vila Fernanda
