
Começa no próximo domingo (6) a nova campanha nacional de vacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde, segue até o dia 31 do mesmo mês e busca atualizar as cadernetas de vacinação deste público.

Durante o período, 15 tipos de vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde, incluindo imunizantes contra poliomielite, sarampo, HPV, meningite, gripe, febre amarela e Covid-19, entre outras.
Um dos principais focos da campanha é alcançar crianças e adolescentes que ainda não tomaram a vacina contra o HPV, especialmente meninos, cuja cobertura atual está em 67%, contra 82% entre as meninas. O imunizante é essencial na prevenção de vários tipos de cânceres, como os de colo do útero e de pênis.
Para facilitar o acesso, o ministério realizará o "Dia D" da vacinação no sábado, 18 de outubro, com postos de saúde funcionando em esquema especial. Embora o público-alvo sejam os menores de 15 anos, os responsáveis legais também poderão aproveitar a oportunidade para colocar a própria vacinação em dia.
“A decisão de vacinar meus filhos é baseada na confiança total na segurança e eficácia dessas vacinas”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao lançar a campanha.
Além da proteção contra o HPV, a vacinação contra sarampo também está entre as prioridades, principalmente após o aumento de casos na América do Norte. Em 2025, o Brasil já registrou 31 casos importados da doença, embora ainda mantenha o status de território livre do vírus.
Vacinas disponíveis durante a campanha:
BCG
Hepatite A e B
Penta (DTP/Hib/HB)
Poliomielite (inativada)
Rotavírus
Pneumocócica 10 valente
Meningocócica C e ACWY
Influenza
Covid-19
Febre amarela
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Varicela
DTP (reforço)
HPV
Pais e responsáveis devem levar as crianças ao posto de saúde mais próximo com caderneta de vacinação e documento com foto.
