
Com as cores da torcida brasileira, profissionais da saúde do Hospital do Coração Grupo Santa estão hoje, desde às 8h, prestando atendimento gratuito à população em geral, na Rua Cândido Mariano, 1703, em Campo Grande, com aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura, nutricionais e orientações preventivas. Até 11h, mais de 140 pessoas passaram pelo local. O atendimento segue até 17h desta quarta-feira. "É a nossa Campanha Haja Coração. O intuito é oferecer informações para que o coração esteja saudável para viver boas emoções, durante a Copa do Mundo", destaca a coordenadora da Cardiologia do hospital, médica cardiologista Sandra Helena de Andrade.

Antes das 7h, os interessados já formavam fila pelo atendimento. Doutor Benedito Prudente, de 69 anos, morador do Residencial Ramez Tebet, chegou às 6h. A diretora clínica do hospital, cardiologista Letícia Trad Martins Costa, atendeu o senhor Doulor, identificou que a pressão estava alterada e indicou a medicação imediata. "Sou hipertenso, fiquei sabendo e avisei todos os amigos e parentes para não perderem essa oportunidade. É tão difícil o atendimento na saúde pública, então, fiz questão de vir. Sou vendedor, peguei minhas coisas, vim cedo e daqui vou fazer as minhas vendas", comentou Doulor, carregando sua caixa, ferramenta de trabalho.
Dona Maria Cândida que deseja ser sorteada
Dona Maria Cândida Souza de Azevedo, de 79 anos, necessita de exames para fazer cateterismo. Ela soube que haverá sorteios de três check-ups completos e conta com a sorte. "Estou, desde ontem, rezando. Com fé, acredito que serei sorteada. A espera na fila do Sus é muito demorada", comentou.
O famoso Velho do Rio, Antônio Alberto Teruel, de 76 anos, voluntário do Bioparque Pantanal, também participou da campanha. "Vim examinar esse coraçãozinho antes da seleção brasileira, haja coração", brincou o idoso que chamou a atenção e passou a tirar fotos com funcionários voluntários do Hospital do Coração e com outros participantes.
Velho do Rio que trabalha como voluntário no Bioparque
A médica Letícia alerta que, independentemente de idade, vale passar pela triagem médica desta campanha. "Temos identificado no atendimento hospitalar casos de jovens com problemas cardíacos, o nosso atendimento gratuito vai até o fim do dia, até 17h de hoje", informou.
