
Assim como Campo Grande, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa nesta segunda-feira (27) e vai até 14 de junho na cidade de Dourados. Os imunizantes, tanto em gotas quanto injetáveis, estão disponíveis todas as Unidades Básicas de Saúde, incluindo as localizadas nos distritos. O Dia D da campanha está programado para sábado (8).

Saiba Mais
- CAPITAL
Campo Grande começa nesta segunda-feira campanha de vacinação contra a polio
- SAÚDE
Campanha de vacinação contra a pólio começa segunda-feira e quer atingir 95% do público-alvo
- SAÚDE
Substituição da gotinha na prevenção à pólio aumentará proteção
- 50 ANOS DE VACINAS PARA TODOS
Sarampo, meningite, pólio: vacinas evitam sequelas para a vida toda
De acordo com as Estratégias de Saúde da Família (ESF), Dourados possui 10.415 crianças na faixa etária de dois meses a cinco anos, que são o foco da campanha. A meta é vacinar 95% desse público. Edvan, responsável pela coordenação da campanha, explica: “As crianças são avaliadas pelos profissionais de saúde da unidade para aplicar a vacina de gotinha ou a injetável, de acordo com a necessidade”.
Embora a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil, esteja erradicada no Brasil desde 1994, com o último caso registrado em 1989, o país foi classificado como de alto risco para reintrodução do poliovírus selvagem pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).
Após um período de declínio na cobertura vacinal, o Brasil tem mostrado sinais de recuperação nos últimos dois anos. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 2022, das 2.561.922 crianças nascidas vivas no Brasil, 243.008 não receberam a primeira dose da vacina contra a poliomielite. Em 2023, esse número caiu para 152.521 de um total de 2.423.597 crianças nascidas vivas, uma redução de mais de 90 mil crianças sem imunização.
