
Se não bastasse a pandemia do coronavírus em MS, a dengue continua fazendo vítimas em Bonito, a 298 km de Campo. O município turístico vem sofrendo com o alto número de casos de dengue este ano.

Desde janeiro até abril, já são mais de 630 casos confirmados da doença no município, segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES). No mesmo período do ano passado, somente dois casos foram notificados. Mas, em 2020, de cada 33 moradores da cidade um já teve essa enfermidade, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Neste mês, a SES confirmou a 22ª morte por dengue em 2020 no Estado. A vítima é uma mulher de 56 anos que faleceu em Corumbá em 20 de fevereiro, após contrair a doença no Paraná.
Como forma de tentar evitar a proliferação, a prefeitura de Bonito intensificou o trabalho de equipes em visitas domiciliares e na remoção de entulho e material que propicia a proliferação do mosquito transmissor da doença.
A coordenadora de Epidemias e Vetores do município, Rosa Aparecida Aivi, explica que a atuação dos agentes de saúde foi adaptada por causa da pandemia do novo coronavírus, mas o combate à dengue continua.
“Estamos realizando as visitas domiciliares normalmente, com a devida precaução, com os agentes usando álcool em gel e mantendo certa distância dos moradores. E, enfatizando essa questão, pedimos aos moradores que recebam bem os agentes porque eles continuam trabalhando enquanto muitos já pararam.”
O crescimento do número de casos de dengue foi registrado em todo o estado de Mato Grosso do Sul.
O Secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, alerta que o período de maior incidência da dengue no país vai coincidir, muito provavelmente, com o pico de contaminação do COVID-19 e, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor.
“Nós teremos, pelo menos, três epidemias simultâneas: coronavírus, que é uma novidade; teremos Influenza, que é uma rotina, todo ano acontece, e teremos, também, o pico de dengue. Então, é fundamental, e eu tenho chamado atenção, aproveitem que estão em casa e limpem o quintal, eliminem os focos de dengue”.
