TCE
AGOSTO LILÁS

Bombeira civil vítima de violência alerta sobre abusos durante evento da campanha Agosto Lilás

Danúbia Freias compartilha experiência pessoal para conscientizar sobre a violência doméstica e a importância de buscar ajuda. Evento do Agosto Lilás reforça a luta contra os abusos

12 agosto 2025 - 17h25
Evento do Agosto Lilás reforça a luta contra os abusos
Evento do Agosto Lilás reforça a luta contra os abusos - Foto: Reprodução
Terça da Carne

“A gente não pode se calar sobre esse assunto”, alerta Danúbia Freias, de 36 anos, bombeira civil e vítima de violência doméstica. Ela esteve presente na manhã de hoje (12) na USF Jardim Antártica, participando do evento em alusão à campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo levantar a bandeira pelo fim da violência contra a mulher.

Canal WhatsApp

Danúbia, que é mãe de uma adolescente de 12 anos, reforça a importância das vítimas não se calarem, mesmo diante das ameaças e do medo que possam sentir. "Meu relato é do meu primeiro relacionamento, e não quero que minha filha viva o que eu vivi, por isso ensino ela a se posicionar sempre", diz emocionada.

Ela compartilhou sua experiência, lembrando que, além da violência física, muitas mulheres enfrentam violência psicológica, muitas vezes camuflada por ameaças vindas do agressor ou até de familiares e pessoas de fora do relacionamento. Segundo Danúbia, essa pressão psicológica é uma das principais barreiras para que as vítimas consigam romper o ciclo de abuso.

“Por mais que haja essas ameaças constantes, devemos buscar ajuda e não nos silenciar”, afirmou ela. Em Mato Grosso do Sul, somente em 2025, foram registrados 22 casos de feminicídio, sendo que, em muitos casos, a violência começa com atos mais brandos e vai se intensificando ao longo do tempo.

Luzia Ribeiro, de 66 anos, dona de casa, participou do evento buscando mais informações sobre como prevenir e evitar episódios de violência doméstica. "Nós vemos muitos casos de violência contra a mulher, e isso me entristece muito, então viemos atrás de mais informações", afirmou Luzia.

A campanha Agosto Lilás continua mobilizando a sociedade, alertando para a importância de denunciar e apoiar as vítimas de violência, e, principalmente, incentivar a quebra do ciclo de abusos que tantas mulheres enfrentam diariamente.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop