Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
27 de outubro de 2025 - 19h22
SAÚDE

AHA atualiza diretrizes de primeiros socorros para engasgo em bebês, crianças e adultos

Nova orientação prioriza pancadas nas costas antes da manobra de Heimlich em casos de obstrução das vias aéreas

27 outubro 2025 - 16h00
As novas diretrizes serão publicadas conjuntamente no periódico Circulation, da AHA, e no periódico Pediatrics, da American Academy of Pediatrics.
As novas diretrizes serão publicadas conjuntamente no periódico Circulation, da AHA, e no periódico Pediatrics, da American Academy of Pediatrics. - (Foto: American Heart Association)

A American Heart Association (AHA) atualizou suas diretrizes oficiais de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar (RCP) e emergências cardiovasculares. As novas orientações, divulgadas em outubro, mudam a forma como socorristas e população em geral devem agir em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas em pessoas conscientes, de todas as idades.

Canal WhatsApp

Antes, a manobra de Heimlich era a primeira medida a ser adotada. Agora, a AHA recomenda iniciar os procedimentos com pancadas nas costas, tanto em bebês quanto em crianças maiores e adultos.

Para bebês com menos de um ano, a recomendação agora é alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito com a base da palma da mão, até que o objeto seja expelido ou o bebê perca a consciência. O bebê deve ser posicionado de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo, e receber as pancadas entre as escápulas. Em seguida, ele deve ser virado de barriga para cima para as compressões torácicas.

Caso o bebê perca a consciência, deve-se iniciar a RCP com 30 compressões torácicas feitas com os dois polegares, seguidas de duas ventilações.

Já em crianças maiores de um ano e adultos, o protocolo deve começar com a verificação da obstrução total das vias aéreas. Se confirmado que a vítima não consegue tossir, falar ou respirar, deve-se aplicar cinco pancadas firmes nas costas. Caso o objeto não seja expelido, deve-se realizar cinco compressões abdominais com a manobra de Heimlich.

As manobras devem ser alternadas até o objeto sair ou a vítima desmaiar. Se isso ocorrer, inicia-se a reanimação com compressões torácicas, entre 100 e 120 por minuto.

A AHA reforça a importância do aprendizado em primeiros socorros. “Incentivamos todos a fazerem um curso de RCP para aprender as técnicas necessárias para prestar cuidados que salvam vidas em uma emergência”, afirmou Ashish Panchal, presidente voluntário do Comitê Científico de Cuidados Cardiovasculares de Emergência da AHA e professor na Universidade Estadual de Ohio.

As novas diretrizes serão publicadas nos periódicos Circulation, da própria AHA, e Pediatrics, da American Academy of Pediatrics.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas