
Menos de uma semana após a confirmação do primeiro caso de varíola dos macacos em Campo Grande, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou nesta terça-feira (19) novos casos suspeitos da doença na Capital. Os pacientes são homens e estão em isolamento domiciliar. Eles têm 36 e 27 anos e viajaram recentemente a São Paulo.

Os teste dos pacientes foram encaminhados ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O Estado segue agora com seis casos suspeitos, sendo três descartados, dois em investigação e um confirmado.
Na última sexta-feira (15), a pasta confirmou o primeiro caso em Mato Grosso do Sul. O paciente havia viajado para São Paulo entre os dias 16 e 19 de junho.
De acordo com a nota da SES, o homem começou a apresentar sintomas no dia 29 de junho, como febre adenomegalia (ínguas), erupção cutânea no dorso e na e genitália. A confirmação da doença foi feita por meio de exame realizado em laboratório de referência no Rio de Janeiro.
Nacional - Atualmente o Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos. O total de casos foi contabilizado pela Agência Brasil, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
O Ministério da Saúde registra 218 casos confirmados da doença, enquanto a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informa que registrou mais um caso de varíola dos macacos no estado.
Segundo o ministério, São Paulo tem o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro que, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.
*Matéria atualizada às 12h09 para o acréscimo de novas informações.
