TCE
ATENÇÃO!

Após morte de paciente, autoridades de MS alertam sobre febre transmitida por carrapato de capivara

A febre é causada pela picada de carrapatos e pode causar inflamação do cérebro, paralisia e insuficiência respiratória ou renal, além de afetar órgãos como o coração, fígado, baço e pâncreas

26 maio 2021 - 15h20Da Redação
É muito comum ver capivaras em ruas de Campo Grande
É muito comum ver capivaras em ruas de Campo Grande - (Foto: Divulgação)

A morte de um homem de 33 anos em Itaúna (MG) devido a picada de um carrapato-estrela fez com que a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) emitisse um alerta para a população, já que o carrapato-estrela é hospedeiro em capivaras, animal muito comum em Mato Grosso do Sul.

Canal WhatsApp

O paciente morreu no dia 28 de abril, um dia após a sua internação. Os primeiros sintomas da doença apareceram cinco dias antes, no dia 23, de acordo com a Secretaria de Saúde do município de Itaúna. O último caso registrado da doença em MS foi em fevereiro de 2018, em um homem de 34 anos, residente em Campo Grande, com histórico de viagem para área rural do município de Sidrolândia, a 65 km da Capital.

A febre maculosa tem cura e o tratamento apropriado deve ser iniciado logo após o surgimento dos primeiros sintomas. O diagnóstico é realizado principalmente por meio de exames de sangue (PCR ou Sorologia). Ela é causada pela picada de carrapatos infectados com a bactéria Rickettsia rickettsii, e pode causar inflamação do cérebro, paralisia e insuficiência respiratória ou renal, além de afetar órgãos como o coração, fígado, baço e pâncreas. Os principais sintomas são febre alta, mal estar generalizado, dores de cabeça e abdominais, náusea, vômito, diarreia e manchas avermelhadas pela pele.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas