
A Anvisa ordenou o recolhimento e a proibição de venda, fabricação e uso de cafés das marcas Câmara (extraforte e tradicional) e de diversos suplementos alimentares. A decisão teve como base constatações de irregularidades e riscos à saúde.

A medida foi motivada após uma inspeção em que foi constatado que a origem do café é incerta e as empresas informadas nos rótulos não estão regularizadas. Um laudo do Laboratório Central Noel Nutels (RJ) encontrou fragmentos parecidos com vidro no lote 160229. Por isso, todo lote dessa marca foi interditado.
Também foi determinado o recolhimento de suplementos da empresa Axis Nutrition. A inspeção feita entre os dias 15 e 17 de setembro identificou falhas graves: falta de responsável técnico, controle inadequado de água, ausência de rastreabilidade e falhas no controle de alergênicos.
Mais ainda - os lotes do produto Whey Isomix Definition, da marca Proteus, tiveram comercialização proibida. A Anvisa afirma que a empresa responsável (Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda.) disse ter interrompido a produção desde o começo de 2024 e que não mantém vínculo com outra empresa colocada nos rótulos, a Nutrimix A. Suplementos SLU.
A agência alerta que produtos irregulares podem oferecer riscos graves e não garante sua eficácia ou segurança. Quem encontrar esses itens no mercado deve denunciálos à Anvisa pelo 0800 642 9782 ou pelo canal de ouvidoria.
