bonito
SAÚDE

Anvisa proíbe bala com tadalafila vendida sem autorização como suplemento

Produto conhecido como Metbala é suspenso por não ter registro e por apresentar risco à saúde pública

14 maio 2025 - 15h35
Anvisa proíbe bala gummy de tadalafila
Anvisa proíbe bala gummy de tadalafila - (Foto: Reprodução)

Comercialização e uso do produto conhecido como Metbala, um tipo de bala gomosa com tadalafila, foram proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A resolução foi publicada nesta quarta-feira (14) no Diário Oficial da União e atinge todos os lotes do produto fabricado pela empresa FB Manipulação Ltda.

Canal WhatsApp

Segundo a Anvisa, o produto não possui registro sanitário e a empresa responsável não tem autorização para fabricar medicamentos no país. A decisão inclui a suspensão da fabricação, distribuição, propaganda, manipulação e uso da bala, que era vendida como suplemento, mas continha um princípio ativo sujeito a controle rigoroso.

Além da proibição direta à empresa, a Anvisa também determinou que nenhuma pessoa física ou jurídica, incluindo veículos de comunicação, pode comercializar ou divulgar o produto. Segundo a agência, a tadalafila é um medicamento de prescrição obrigatória, com uso restrito a pacientes devidamente avaliados por profissionais de saúde.

“Medicamentos só podem ser vendidos por farmácias ou drogarias registradas e precisam passar por controle rigoroso para comprovar segurança, eficácia e qualidade”, explicou a agência no comunicado.

Automedicação pode trazer riscos graves - A tadalafila é indicada para o tratamento de disfunção erétil, mas exige avaliação médica porque pode interagir com outras condições clínicas, como problemas cardíacos. A automedicação, nesse contexto, pode causar complicações graves, alerta a Anvisa.

“Produtos irregulares não são inofensivos. Divulgar ou vender substâncias sem autorização é infração sanitária passível de punição, inclusive com multa”, conclui a nota.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas