Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
08 de dezembro de 2025 - 16h19
sesi
SAÚDE E FISCALIZAÇÃO

Anvisa proíbe tônicos capilares, anabolizantes e produtos de limpeza sem registro

Agência suspende fabricação e venda de cosméticos, medicamentos e saneantes irregulares em ação de fiscalização sanitária

8 dezembro 2025 - 15h20
Anvisa determina recolhimento de cosméticos, saneantes e anabolizantes irregulares em ação de fiscalização
Anvisa determina recolhimento de cosméticos, saneantes e anabolizantes irregulares em ação de fiscalização - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (8), uma série de proibições e recolhimentos de produtos irregulares, entre cosméticos, medicamentos e saneantes. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, abrange produtos com indicações indevidas, ausência de registro e fabricação por empresas desconhecidas.

Canal WhatsApp

Um dos principais alvos da medida é o Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, da empresa Gammour Professional Ltda – Me. Registrado como cosmético, o produto faz alegações semelhantes às do medicamento minoxidil, como a promessa de crescimento de barba, cabelo e bigode – o que não é permitido para itens dessa categoria. A Anvisa determinou a suspensão imediata da fabricação, comercialização, divulgação e uso do produto, além de seu recolhimento do mercado.

Outro item proibido é o Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%, fabricado por Douglas Rafael Oliveira da Silva. O produto não possui qualquer registro sanitário e foi retirado do mercado pelas mesmas razões.

A Anvisa reforçou que o minoxidil é uma substância de uso controlado, com efeitos farmacológicos, e seu uso deve ocorrer apenas com prescrição médica. “A Resolução RDC 529/2021 proíbe o uso dessa substância em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes”, destacou a agência em nota oficial.

Mais cosméticos retirados do mercado - A agência também determinou o recolhimento de todos os produtos das marcas Sabô Ageless e Bangna (esta última responsável por uma maquiagem capilar). Ambos estão sendo fabricados sem qualquer registro ou autorização sanitária, e as empresas são consideradas de origem desconhecida.

No segmento de limpeza, o produto Acta BTI, comercializado como larvicida biológico, também foi proibido. Segundo a Anvisa, sua origem é desconhecida e ele não possui registro como saneante.

A mesma decisão se estende aos produtos da empresa Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda, que também operava sem registro na Anvisa. Todos os itens dessa empresa foram proibidos para fabricação, distribuição, divulgação e uso.

Anabolizantes irregulares também são alvo da Anvisa - Na última sexta-feira (5), a Anvisa já havia anunciado a proibição de 30 produtos classificados como anabolizantes ou medicamentos hormonais em situação irregular. Nenhum deles possui registro, notificação ou cadastro sanitário, o que impede sua comercialização, importação, distribuição ou uso no Brasil.

A maioria dos produtos é voltada ao uso indevido de substâncias como testosterona, nandrolona, trembolona e outras comumente utilizadas para fins estéticos ou aumento de desempenho físico.

Confira a lista completa dos produtos proibidos:

Decaland Depot 200mg (todos os lotes)

Testoland Depot 200mg/2ml - Landerlan Gold

Clembuterol Cloridrato 0,04mg

HCG Humano 5.000UI Landerlan Gold

Tritrembo Gold 200mg/ml

Trembolona Hexahidroxibencil 51mg/ml

Testenat Enantato de Testosterona 250mg/10ml

Drostanolona Masteron Propionato 100mg/ml

Nandrolona Fenilpropionato 100mg/10ml

Trembolona Enantato 200mg/ml

Durateston Plus Gold

Boldenonia Undecilenato

Trembolona Acetato

Propionato Landergold

Oxandroland 5mg

Landertropin GH 100UI

Decaland Nandrolona 5ml

Testoland/Deposteron 200mg

Stanozoland Depot 30ml

Stanozoland Depot 15ml

Stanozoland Oral 10mgx100 comp.

Primobolan Oral e Enantato 10ml/100mg

Durateston 1ml

Trembolona Acetato 75mg

Testenat Enantato 4ml 250mg

Oxitolan/Hemogenin Oral 50mg/20 comp.

Metandrostenolona/Dianabol 10mg

Drostenoland Masteron

Androlic/Mesterolona 25mg

Alerta aos consumidores - A Anvisa reforça que o uso de produtos sem registro representa risco direto à saúde da população, seja por possíveis efeitos adversos, composição desconhecida ou ausência de controle de qualidade. A população é orientada a verificar, no site da agência, se o produto que está sendo consumido ou adquirido possui regularização válida no Brasil.

Denúncias de comercialização irregular podem ser feitas por meio da Ouvidoria da Anvisa ou pelas vigilâncias sanitárias locais.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop