
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (10), a retirada imediata do mercado de duas marcas de suplementos alimentares que estavam sendo comercializadas sem a devida regularização sanitária. A decisão afeta produtos da linha Proteus/Whey Isolate Protein Mix, da empresa Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., e diversos suplementos da Bugroon Raízes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda.
A resolução proíbe a fabricação, comercialização, importação, divulgação e consumo dos produtos de ambas as marcas em todo o território nacional. A Anvisa também determinou o recolhimento de todos os lotes existentes no mercado.
Proteínas em pó sem identificação de origem - No caso da marca Proteus/Whey Isolate Protein Mix, os produtos estavam sendo vendidos em plataformas de comércio eletrônico, como Shopee e Mercado Livre, sem qualquer regularização sanitária. Segundo a Anvisa, os suplementos não apresentam identificação do fabricante ou de um importador nacional, o que infringe a legislação vigente.
“A ausência de regularização e de licenciamento sanitário torna esses produtos irregulares e impróprios para consumo”, afirma a agência reguladora.
Produtos da Bugroon também estão suspensos - Já os produtos da marca Bugroon, fabricados e comercializados pela Bugroon Raízes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda., foram suspensos por serem produzidos sem licença sanitária e vendidos diretamente no site oficial da empresa.
Os produtos suspensos incluem óleos e suplementos em cápsulas, todos considerados irregulares pela Anvisa. São eles:
-
Óleo de Menta Piperita Bugroon
-
Óleo de Sucupira Bugroon
-
Óleo de Copaíba Bugroon
-
Suplemento Alimentar em Cápsulas Ginkocen Bugroon
-
Suplemento Alimentar em Cápsulas Calmom Bugroon
-
Suplemento Alimentar em Cápsulas Catux Bugroon
-
Suplemento Alimentar em Cápsulas Unaro Moringa Bugroon
-
Suplemento Alimentar em Cápsulas Neuralfocus Bugroon
-
Suplemento Alimentar em Cápsulas Contradô Bugroon
Todos os lotes desses produtos estão proibidos de serem comercializados, distribuídos, fabricados ou consumidos.
Alerta ao consumidor - A Anvisa orienta os consumidores que adquiriram qualquer produto das marcas Proteus/Whey Isolate ou Bugroon a suspender imediatamente o uso e entrar em contato com o canal de atendimento da agência para mais informações sobre como proceder.
Produtos que não possuem autorização sanitária não passam por avaliação técnica quanto à sua segurança, composição e rotulagem, e podem representar riscos à saúde. A venda de suplementos sem registro também é uma infração grave e sujeita a sanções legais.


