
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (6) o recolhimento de 78 cosméticos irregulares em todo o país. Os produtos, que incluem alisantes capilares, botox, selagens, cremes e itens de higiene bucal, são das marcas Cosmoética, Ozonteck e Vegan do Brasil, e não possuem registro ou regularização conforme as normas da agência.

A maior parte dos itens — 69 ao todo — é fabricada pela Cosmoética Indústria e Comércio de Cosméticos. Segundo a Anvisa, os produtos foram apenas notificados, o que é permitido apenas para cosméticos considerados de baixo risco. No entanto, muitos dos itens comercializados pela empresa, como alisantes e progressivas, exigem registro sanitário completo por apresentarem maior potencial de dano à saúde.
Em nota, a Cosmoética afirmou que interrompeu voluntariamente a comercialização dos produtos após atualizações da Anvisa relacionadas a alisantes capilares. A empresa também declarou que está realizando a adequação dos processos internos e seguindo todas as orientações do órgão, incluindo o recolhimento preventivo dos lotes e comunicação a distribuidores.
"A Cosmoética reforça seu compromisso com a segurança, a conformidade regulatória e a transparência em todas as suas operações", destacou a empresa.
Ozonteck e Vegan do Brasil também foram notificadas
Outros oito produtos da marca Ozonteck também foram suspensos pela Anvisa. Embora registrados como cosméticos, os itens alegavam ter efeitos farmacológicos, o que não é permitido nesse tipo de produto.
A Anvisa proibiu a comercialização, fabricação, distribuição, propaganda e uso dos seguintes produtos da Ozonteck:
Sabonete Líquido OX3
Tônico Capilar Ozonizado Revita Tonic
Creme Dental Ozonizado Ozon Fresh
Gel Corporal Ozonizado Mind Chai
Óleo de Girassol Ozonizado Sofh
Gel Massageador Ozonizado Life Shii
Leave In Kids Ozon Splash
Condicionador Kids Ozon Splash
Segundo a empresa, os rótulos foram atualizados para garantir mais clareza nas informações ao consumidor. “A Ozonteck mantém constante diálogo com os órgãos reguladores e atualizou integralmente seus rótulos e embalagens”, afirmou em nota o advogado da empresa, Felipe Alves.
Já o cosmético Truss Máscara Capilar Selante Blond, fabricado pela Vegan do Brasil, também foi incluído na lista por apresentar o mesmo problema de falta de registro. Até o fechamento desta matéria, a empresa não se pronunciou.
Risco à saúde e orientações da Anvisa
A Anvisa alerta que cosméticos sem registro ou regularização não têm garantia de segurança, eficácia ou qualidade, podendo representar sérios riscos à saúde do consumidor. O órgão orienta que a população não utilize os produtos listados e denuncie pontos de venda que ainda estejam comercializando os itens proibidos.
As denúncias podem ser feitas por meio da Ouvidoria da Anvisa ou pela Central de Atendimento, no telefone 0800 642 9782.
