Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
16 de outubro de 2025 - 10h26
DP-Barros---Parabens-MS
SAÚDE

Alimentação saudável ganha destaque em ação pelo Dia Mundial da Alimentação

Atividade na Praça Ary Coelho reforçou o papel da educação nutricional e escolhas conscientes

16 outubro 2025 - 07h44Redação
Secretaria de Saúde de MS celebra o Dia Mundial da Alimentação com ação educativa na Capital
Secretaria de Saúde de MS celebra o Dia Mundial da Alimentação com ação educativa na Capital - (Foto: Divulgação SES)

Nesta quinta-feira (16), o Dia Mundial da Alimentação foi lembrado em Campo Grande com uma ação educativa e interativa na Praça Ary Coelho, reunindo profissionais da saúde, estudantes e a população para discutir formas mais saudáveis e sustentáveis de se alimentar. A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Conselho Regional de Nutrição – 3ª Região e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Canal WhatsApp

O evento integra a mobilização global promovida pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), que em 2025 adotou o tema “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”. A proposta é envolver todos os setores — governos, empresas, produtores e consumidores — na construção de sistemas alimentares mais justos e equilibrados.

Uma das atrações foi a “Tenda do Guia”, um jogo educativo criado pela Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável – Núcleo MS, que usa elementos do Guia Alimentar para a População Brasileira como base para o diálogo com o público. A proposta foi sensibilizar os participantes sobre a importância de priorizar alimentos in natura ou minimamente processados no dia a dia.

Segundo Anderson Holsbach, gerente de Alimentação e Nutrição da SES, ações como essa fortalecem políticas públicas e promovem escolhas conscientes. “A alimentação vai além da nutrição. É um ato de cultura, de afeto e de responsabilidade ambiental. Reforçamos a importância de evitar alimentos ultraprocessados e de valorizar práticas como cozinhar em casa e fazer refeições com atenção e planejamento”, explicou.

Equipe SES durante ação educativa em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, em Campo GrandeEquipe SES durante ação educativa em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, em Campo Grande

A FAO alerta que o mundo enfrenta hoje um paradoxo alimentar. De um lado, 673 milhões de pessoas ainda passam fome. De outro, cresce o número de indivíduos com obesidade e aumenta o desperdício de alimentos. Esses contrastes refletem um sistema alimentar desequilibrado, no qual a escassez e o excesso convivem lado a lado.

Diante desse cenário, a educação alimentar e nutricional surge como ferramenta essencial para transformar hábitos e reduzir os impactos da má alimentação tanto na saúde humana quanto no meio ambiente.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop