27 de setembro de 2020 Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
PMCG
SAÚDE

Alimentação saudável e hidratação minimizam sintomas do clima seco

Nutricionista orienta para ingestão de água e comidas mais leves neste período

3 agosto 2020 - 14h14Assessoria de Comunicação
Os efeitos do tempo seco podem ser minimizados, mantendo uma alimentação saudável e consumindo determinados alimentos que favorecem a hidratação
Os efeitos do tempo seco podem ser minimizados, mantendo uma alimentação saudável e consumindo determinados alimentos que favorecem a hidratação - (Foto: Divulgação/Fort)

Oficialmente é inverno no Brasil até 22 de setembro, quando começa a primavera. Contudo, a estação é conhecida pelo clima seco em diversas regiões do país, como Mato Grosso do Sul, cuja umidade relativa do ar pode atingir índices alarmantes, abaixo de 20%, segundo dados do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS). De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o dado é sinal de alerta. Além do clima seco, os sul-mato-grossenses já sofrem com a fumaça, devido ao avanço dos focos de incêndio.   

São inúmeros os efeitos no organismo com a umidade do ar baixa e as fumaças, que geram mal-estar, pele seca, olhos vermelhos, boca e lábios ressecados e mais chances de contrair doenças respiratórias, como gripes, resfriados e crises alérgicas, o que nos dias atuais de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é um risco. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados com a alimentação para amenizar os sintomas do clima seco que comprometem a saúde. 

De acordo com a nutricionista do Fort Atacadista, Rafaela Curcino Moreira, esses fatores podem ser minimizados, mantendo uma alimentação saudável e consumindo determinados alimentos que favorecem a hidratação. “A principal recomendação para os dias secos é tomar bastante água, o que pode ajudar a aliviar a irritação na garganta e amenizar outros sintomas”, orienta. Porém, é importante ressaltar que a regra dos dois litros de água por dia varia de pessoa para pessoa. “A quantidade varia de acordo com alguns padrões individuais, como a prática de atividades físicas”, enfatiza a nutricionista.

Ela sugere saborizar a água com alimentos ricos em nutrientes, como folhas de hortelã, rodelas de laranjas ou limão, abacaxi, erva cidreira, gengibre, canela em pau, dentre outros, para aqueles que não têm o hábito de ingerir água com frequência. E não recomenda beber água junto às refeições. “O consumo deve ser feito entre os intervalos das refeições e nunca durante para não comprometer a absorção dos nutrientes”, reitera.

Outra fonte de hidratação recomendada pela nutricionista são as frutas. Coco verde, em especial a água de coco, rica em potássio, laranja, melancia e melão são as mais aconselhadas. “Por serem compostas basicamente de água, são as que mais têm efeito positivo no auxílio à hidratação. Só para se ter uma ideia, 92% da melancia é composta de água, enquanto o melão tem cerca de 90%”, complementa Rafaela. Além de manter a hidratação, as frutas são ricas em vitaminas e minerais.

Quanto aos sintomas de cansaço e indisposição que o clima seco provoca, causado pelas altas temperaturas, a nutricionista reafirma a importância da alimentação saudável. “O ideal é dar preferência para refeições mais leves, com verduras, legumes, alimentos que tenham uma digestão mais fácil”, finaliza. 

O tereré também é um item que ajuda na hidratação. Comum principalmente nas rodas de amigos, foi preciso adaptar o costume a chegada da pandemia, para evitar aglomerações. Para quem não dispensa a bebida, a sugestão é tomar em casa, com cada um usando seus próprios utensílios. Os sabores das ervas fazem sucesso, e podem ser dos mais básicos, como menta e limão, aos mais diferentes, como abacaxi, tutti frutti, canela e cereja ice. Não dá para não se animar também com as ervas com energético, as que prometem ter propriedades detox e também as que dão aquele up no dia a dia.

O Fort Atacadista possui sete lojas em Campo Grande e o cliente pode aproveitar o mix de produtos e levar para casa uma alimentação mais balanceada. Além disso, há a opção do cartão Vuon Card, que oferece uma série de possibilidades aos clientes e benefícios exclusivos A rede cumpre todas as medidas preventivas e de higienização contra o novo coronavírus em todas as lojas. Para entrar nesses locais, os clientes devem usar máscaras, seguindo as determinações do poder público. 

As lojas do Fort Atacadista funcionam de segunda a sábado, das 7h às 21h e, aos domingos, das 8h às 20h, nos seguintes endereços:

Loja 89 - Parati - Rua da Divisão, 1208
Loja 78 - Tiradentes - R. Antônio Bicudo, 112 - Jardim São Lourenço.
Loja 170 - Coronel Antonino - R. São Borja, 586 - Vila Rica
Loja 77 - Shopping Norte Sul Plaza - Av. Pres. Ernesto Geisel, 2300
Loja 76 - Getúlio Vargas - Av. Pres. Vargas, 1336 - Papa João Paulo II
Loja 180 - Guanandi - Av. Pres. Ernesto Geisel, 501 - Jardim Jacy
Loja 100 - Moreninhas - Av. Gury Marques, 4855.

Banner Whatsapp Desktop
FORT ATACADISTA - Carne Fresca (interno)

Últimas Notícias

ver todas as notícias

Enquete

Você já sabe em quem votar para prefeito de seu município?

Votar
Resultados
TJ MS INTERNO
TJ MS
pmcg ms