
Nesta sexta-feira, 01, uma ação voltada para a saúde feminina será realizada na região das Moreninhas, em Campo Grande. O objetivo é oportunizar o uso de métodos contraceptivos para mulheres em situação de vulnerabilidade. Serão ofertadas 50 inserções de Dispositivo Intrauterino (DIU) para mulheres em idade fértil que residem na área de abrangência da USF Moreninhas III.

As pacientes foram selecionadas por meio de uma busca ativa realizada pela equipe da unidade de saúde, com apoio dos agentes comunitários de saúde e das equipes de saúde da família. Durante as visitas domiciliares, foram identificadas as mulheres que demonstraram interesse e atendiam aos critérios para a colocação do DIU.
“Durante as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde e das equipes de saúde da família, foram identificadas as mulheres que tinham interesse e se enquadravam nos critérios para a colocação do dispositivo”, explicou a superintendente da rede de atenção à saúde, Ana Paula Resende.
A inserção do DIU ocorrerá ao longo do dia, com quatro consultórios exclusivos para as pacientes que irão realizar o procedimento, sem prejudicar os atendimentos de rotina da unidade. A equipe dos programas de residência médica e multiprofissional será responsável pela inserção dos dispositivos, enquanto os demais profissionais continuarão com os atendimentos à comunidade.
A mulher interessada em inserir o DIU pode procurar a unidade de saúde mais próxima e buscar o grupo de planejamento reprodutivo. O procedimento está disponível em 26 unidades de saúde da Capital. Nas demais unidades, a mulher será encaminhada ao Centro de Especialidades Médicas (CEM).
