segov dengue
DIREITOS AUTORAIS

Filho de Renato Russo notifica Zema por uso de música da Legião Urbana

Giuliano Manfredini notificou governador de Minas Gerais após uso não autorizado de 'Que País é Este' em evento de pré-candidatura à Presidência

19 agosto 2025 - 11h55Erem Carla
Romeu Zema utilizou trecho de 'Que País É Este', e gerou reação de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo
Romeu Zema utilizou trecho de 'Que País É Este', e gerou reação de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo - Foto: @romeuzemaoficial via Instagram/Nilton Fukuda/Estadão
Terça da Carne

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), se viu envolvido em uma polêmica com os herdeiros da banda Legião Urbana após utilizar a música "Que País é Este" durante o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República. A canção, composta por Renato Russo, foi tocada no evento e divulgada nas redes sociais de Zema, o que gerou uma notificação extrajudicial contra o partido.

Canal WhatsApp

Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e responsável pelo espólio da banda, enviou a notificação, acusando o uso não autorizado da música em um ambiente político-partidário. Segundo informações do jornal O Globo, a notificação, dirigida à sede do partido Novo em Minas Gerais, exige que Zema e o partido se abstenham de usar a música em futuras publicações ou eventos, tanto no Instagram quanto em outras plataformas.

Após a divulgação da notificação, Zema se posicionou publicamente. Na madrugada de terça-feira, 19, o governador postou um vídeo de Renato Russo, onde o cantor defendia de forma irônica valores como "tradição, família e propriedade" e se descrevia como "um capitalista nato". Na legenda, Zema escreveu: "Concordo 100% com Renato Russo: um país deve preservar suas tradições, família é a base de tudo, capitalismo é o melhor sistema de governo para gerar riqueza e tirar as pessoas da pobreza. Viva Legião!".

Lançada em 1987, "Que País é Este" se tornou um dos maiores sucessos da Legião Urbana, sendo um marco de crítica social e política, com versos que questionam a corrupção, a desigualdade e a falta de perspectivas no Brasil.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas