
O deputado estadual Zeca do PT apresentou, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), dois pedidos ao Governo do Estado para a instalação de poços artesianos com sistema de captação de água em comunidades rurais dos municípios de Sidrolândia e Miranda. As reivindicações visam assegurar o abastecimento hídrico de uma escola estadual e de um povoado que enfrenta dificuldades no acesso à água potável.
A primeira solicitação é para atender a Escola Estadual Paulo Firmo, localizada no assentamento Eldorado II, em Sidrolândia. A instituição atende dezenas de famílias rurais e, segundo o deputado, enfrenta sérias limitações em relação à disponibilidade de água, o que prejudica o andamento das atividades pedagógicas, a higiene e o preparo da alimentação dos alunos.
"A perfuração de um poço artesiano e a implantação de um sistema adequado de captação e distribuição de água representam uma solução sustentável e de longo prazo para garantir o abastecimento da escola e o bem-estar de toda a comunidade escolar do assentamento Eldorado II", justificou Zeca do PT.
O pedido foi encaminhado ao governador Eduardo Riedel, ao diretor-presidente da Agraer, Fernando Luiz Nascimento, ao superintendente do Incra em Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva, e ao superintendente da Funasa no estado, Mário Rosa da Silva.
Na mesma sessão, Zeca do PT também reivindicou a instalação de um poço artesiano, com sistema de captação e armazenamento de água, além de uma caixa d’água com capacidade para 10 mil litros, no povoado Salobra, localizado no município de Miranda.
De acordo com o parlamentar, cerca de 80 famílias vivem na comunidade e enfrentam precariedade no abastecimento hídrico, o que compromete a qualidade de vida e o desenvolvimento da região.
“A perfuração de um poço artesiano, acompanhada de um sistema de captação eficiente e a instalação de uma caixa d'água com capacidade adequada, proporcionará melhor qualidade de vida, segurança hídrica e melhores condições de saúde para os moradores locais. Além disso, o poço garante acesso a um recurso vital de forma sustentável e contínua”, argumentou.
A solicitação de Miranda foi encaminhada ao governador Eduardo Corrêa Riedel e ao diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio da Silva.
As duas propostas destacam o foco do mandato de Zeca do PT em atender demandas de comunidades rurais e assentamentos que frequentemente enfrentam desafios estruturais. O deputado afirma que o acesso à água potável é direito básico e que o poder público precisa agir com agilidade para atender essas populações que, muitas vezes, ficam à margem de políticas públicas essenciais.

