Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
19 de novembro de 2025 - 20h05
sesi
POLÍTICA

Zeca do PT cobra reintegração de coordenadores exonerados da Funai em MS

Deputado afirma que exonerações foram arbitrárias e sem diálogo com lideranças indígenas do estado

19 novembro 2025 - 17h45Lucas Caxito
Deputado Zeca do PT defendeu reintegração de servidores exonerados da Funai durante sessão na Alems.
Deputado Zeca do PT defendeu reintegração de servidores exonerados da Funai durante sessão na Alems. - (Foto: Luciana Nassar)

Durante sessão ordinária realizada nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o deputado estadual Zeca do PT solicitou a reintegração imediata dos coordenadores regionais da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) de Campo Grande e Dourados. Os servidores Elvisclei Polidorio e Teodora de Souza foram exonerados recentemente por decisão do secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Luiz Henrique Eloy Amado, o Eloy Terena.

Canal WhatsApp

A iniciativa do parlamentar busca restaurar a normalidade administrativa das regionais da Funai no estado, cuja atuação é considerada essencial para a garantia dos direitos dos povos indígenas. A exoneração dos coordenadores, segundo Zeca, causou apreensão entre lideranças e servidores ligados às políticas indigenistas.

Zeca classificou as exonerações como arbitrárias e sem diálogo com os principais interessados. “Elvisclei e Teodora foram exonerados de forma arbitrária, autoritária, arrogante, prepotente e unilateral, pelo secretário executivo do MPI, Eloy Terena, sem qualquer consulta às lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul, que são diretamente impactadas pela atuação das coordenações locais da Funai”, afirmou o deputado.

O parlamentar, que também é ex-governador do estado, destacou a importância do trabalho desempenhado pelos coordenadores afastados. Segundo ele, ambos atuavam com responsabilidade e comprometimento, sendo peças-chave para a continuidade das ações administrativas e de campo da Funai nas duas regiões.

De acordo com Zeca do PT, a reintegração de Elvisclei Polidorio e Teodora de Souza é fundamental para restabelecer a estabilidade nas relações entre os povos indígenas do estado e os órgãos federais. “O retorno dos coordenadores anteriormente responsáveis contribuirá para a normalização das relações entre os povos indígenas de Mato Grosso do Sul, restaurando a confiança institucional e permitindo o prosseguimento das ações de forma harmônica e participativa”, defendeu.

Ele ainda criticou o atual clima de insatisfação gerado pela decisão do MPI. “O secretário executivo vem criando uma indisposição generalizada entre os povos indígenas de MS, justamente por tomar medidas sem considerar a participação popular e a tradição de diálogo da gestão indigenista no estado”, completou.

A solicitação foi formalmente enviada pelo deputado à Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, e à Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. Zeca espera que a situação seja revista o mais breve possível, em respeito à tradição de participação das lideranças indígenas na definição das políticas públicas que lhes dizem respeito.

Para o deputado, a medida visa preservar o adequado funcionamento das coordenadorias regionais da Funai, garantir a continuidade dos serviços essenciais e fortalecer a relação institucional entre o governo federal e os povos originários sul-mato-grossenses.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas