3287.59_BANNER TALK AGOSTO [1260x300]
VOTO SEGURO

Você sabe como funciona uma urna eletrônica?

O Tribunal Regional Eleitoral explica os componentes que garantem integridade do sistema de votação

16 agosto 2021 - 08h20Da Redação
Urna eletrônica utilizada nas eleições brasileiras
Urna eletrônica utilizada nas eleições brasileiras - (Foto: Antônio Augusto/Ascom/TSE)
Terça da Carne

Saiba Mais

Projetado pelo Tribunal Superior Eleitoral o microcomputador utilizado para uso exclusivo nas eleições há 25 anos, é chamado de urna eletrônica.

Canal WhatsApp

A urna é fabricada de maneira a suportar diferentes condições climáticas, armazenamento e transporte pelo Brasil. É totalmente fechada, não existindo nenhum componente, que permita entrada e saída de dados via internet nem acesso remoto.

Modelo mais recente da urna:

Processador Intel ATOM Z510P de 1.10GHz;

Memória RAM DDR2 SDRAM SO-DIMM de 200 vias, 512 Mbytes, expansível até 2 Gbytes;

Placa de VídeoVGA color on-board, com saída para LVDS;

Monitor LCD TFT de 10,1 polegadas, 17:10, com resolução máxima WXVGA 1280x800 pixels.

Outros componentes importantes:

Hardware criptográfico - Dispositivo que confere identidade individual às máquinas, assegurando a integridade e a origem de seus dados.

Mídias de votação - Durante a votação, a urna grava os dados em cartões de memória flash (um interno e outro externo), o que garante redundância, caso um dos cartões sofra algum dano.

Mídia de resultado - Espécie de pen drive de uso exclusivo para gravação e transmissão dos dados de resultado da votação.

Impressora térmica - Para a emissão da zerézima e boletim de urna.

Alimentação - Rede elétrica (bivolt) e bateria de 12V.

Bateria interna - A bateria tem duração de até 10h e é acionada quando há falta de energia elétrica no local de votação.

Bateria externa - Se faltar energia elétrica na seção e a carga da bateria interna se esgotar, há essa terceira opção de alimentação, com duração semelhante à da bateria interna.

Áudio para deficientes visuais - A urna brasileira dispõe de mecanismos para proporcionar total acessibilidade.

Sistema braile e identificação da tecla número cinco - Mais um mecanismo de acessibilidade. O teclado utiliza o sistema braile e a identificação da tecla número cinco, permitindo a localização das demais teclas.

Terminal do mesário - Tem a função de habilitar os eleitores para a votação, o número do título é digitado no terminal para identificar o eleitor e a leitura da impressão digital torna mais segura a verificação de sua identidade. Dessa forma, é o que afasta a possibilidade de fraude em sua identificação.

Lacres - A urna recebe lacres de segurança em material autoadesivo fabricados pela Casa da Moeda, que evidenciam qualquer tentativa de violação. Esses lacres são colados em vários pontos da máquina.

Para as eleições de 2022 será utilizado um novo modelo de urna.

Para mais informações clique aqui

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas