
Em visita oficial ao Brasil, a princesa Kako do Japão desembarcou em Campo Grande na noite da última segunda-feira (9) para cumprir agenda comemorativa pelos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. A passagem da integrante da família imperial faz parte do calendário do “Ano de Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão”.

A recepção oficial teve início no Aeroporto Internacional de Campo Grande, onde a comitiva japonesa foi recebida pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) e representantes da comunidade nipo-brasileira local. Na manhã desta terça-feira (10), a princesa participou de uma cerimônia no Clube de Campo da Associação Nipo-Brasileira da capital.
Durante o evento, Kako de Akishino prestou homenagem aos imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil ao depositar flores no monumento Ireihi, símbolo da contribuição dos pioneiros ao desenvolvimento regional. O deputado Hashioka, acompanhado da esposa e ex-deputada Dione Hashioka, representou a Assembleia Legislativa no encontro e entregou à princesa o Diploma de Ilustre Visitante, honraria concedida a personalidades em missão oficial no Estado.
A agenda seguiu com uma audiência reservada com o governador Eduardo Riedel, realizada na sede do governo estadual. Mais tarde, Kako visitou a Escola Visconde de Cairu, instituição centenária que há décadas atende filhos e netos de imigrantes japoneses.
Encerrando a passagem por Campo Grande, a princesa embarca ainda nesta terça rumo a Brasília, com despedida acompanhada por autoridades locais. Para Hashioka, descendente de japoneses, a visita é um marco significativo. “A presença da princesa é um reconhecimento ao legado deixado pela comunidade japonesa em Mato Grosso do Sul e fortalece os laços entre os dois países”, afirmou.
Giro pelo Brasil - Desde sua chegada ao Brasil, em 5 de junho, Kako já passou por São Paulo, Londrina e Maringá — cidades com forte presença da comunidade japonesa. A programação da princesa inclui ainda visitas a oito municípios em dez dias, encerrando a viagem no próximo sábado (15), em Foz do Iguaçu (PR). Em todas as localidades, a princesa se encontra com descendentes e entidades ligadas ao Japão, em ações que reforçam a amizade e o respeito mútuo entre as nações.
