
Em resposta aos problemas causados pelas chuvas em Campo Grande, o vereador André Salineiro (PL) apresentou um projeto de lei que obriga a Prefeitura a identificar e montar um sistema de alerta para pontos de alagamento e áreas com risco de enchente. A proposta inclui sinalização, sirenes, painéis digitais e integração com aplicativos e rádios.
Segundo o projeto, o mapeamento das zonas mais vulneráveis deve ser concluído em até 180dias, apoiado por relatórios da Defesa Civil de Campo Grande e da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Campo Grande. Em seguida, até 18meses após aprovação, a prefeitura teria de instalar placas de advertência, iluminação especial, painéis eletrônicos e outros dispositivos de alerta, priorizando as regiões mais movimentadas.
André Salineiro destaca que “todo ano vemos famílias perdendo bens, motoristas ficando ilhados e o trânsito completamente parado por causa da falta de sinalização adequada” e defende que o projeto oferece “uma medida prática para prevenir riscos e salvar vidas”.
No projeto também consta a criação de mapa interativo acessível no site da Prefeitura, contendo os pontos de alagamento e histórico de ocorrências. A população ainda poderá denunciar novos locais de risco por meio de canal oficial criado pela administração municipal.

