
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta sexta-feira (22) que o partido aceitará qualquer nome escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para disputar a Presidência nas eleições de 2026. Durante sua participação no 24º Fórum Empresarial Lide no Rio de Janeiro, Costa Neto comentou sobre as críticas de Eduardo e Carlos Bolsonaro aos governadores de direita, dizendo que “é natural” que os filhos do ex-presidente fiquem “nervosos e desesperados” com a situação de Bolsonaro.

"O nome que o Bolsonaro escolher nós vamos aceitar no partido. Nunca faltei com a minha palavra com ninguém. Depois da escolha do Tarcísio, é difícil discutir o nome com Bolsonaro. Se elegeu governador e é muito bem avaliado. Eu não tenho tendência a nenhum candidato. O que ele escolher será candidato", afirmou o cacique do PL.
Indiciamento e críticas aos governadores
Valdemar evitou comentar sobre o indiciamento de Bolsonaro e de Eduardo Bolsonaro pela Polícia Federal (PF) pelos crimes de coação e abolição do Estado Democrático de Direito. Para ele, Bolsonaro continua sendo "uma pessoa honesta". Em relação aos ataques de Carlos Bolsonaro aos governadores de direita, que foram chamados de "ratos", Costa Neto minimizou a situação, explicando que o desespero dos filhos do ex-presidente é compreensível. "É natural ver um filho desesperado quando vê o pai sofrer dessa maneira", disse.
Possibilidade de candidatura de Bolsonaro
Costa Neto também não descartou a possibilidade de Bolsonaro ser candidato à Presidência em 2026. Para ele, a situação do ex-presidente é semelhante à de Luiz Inácio Lula da Silva, que, após ser preso por 580 dias, conseguiu concorrer à presidência e vencer. "Eu tenho esperança ainda do Bolsonaro ser candidato à Presidência da República. Quem diria que o Lula, que ficou 580 dias preso no Paraná, ia ser candidato a presidente? Foi candidato a presidente e ainda ganhou. Quer dizer, tudo pode acontecer", afirmou.
Candidatura de Michelle Bolsonaro
Sobre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Valdemar disse que ela está “bombando” e que o PL possui três candidatos que superam o presidente Lula nas pesquisas: Bolsonaro, Michelle e Tarcísio de Freitas. "Michelle está bombando", disse o presidente do PL, destacando que os três nomes do partido estão bem posicionados nas pesquisas de intenção de voto.
Pesquisa de intenção de voto
Uma pesquisa divulgada na quinta-feira (21) pelo instituto Genial/Quaest mostra que o presidente Lula ampliou sua vantagem sobre candidatos da direita nas simulações de segundo turno para as eleições de 2026. O levantamento indicou que o governador Tarcísio de Freitas, do PL, é o nome da direita que apresenta o melhor desempenho contra Lula, com 35% das intenções de voto, contra 43% do petista.
A pesquisa também revelou que Lula continua liderando amplamente em cenários contra membros da família Bolsonaro. Em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro, o presidente soma 47% das intenções de voto, contra 35% do ex-presidente, que atualmente está inelegível. Lula também vence Michelle e Eduardo Bolsonaro por 47% a 34% e 47% a 32%, respectivamente.
