
O União Brasil e o PP formalizaram nesta terça-feira (19), em Brasília, a criação de uma federação partidária. Batizada de União Progressista (UPb), a aliança reúne 109 deputados federais e 15 senadores, formando a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das mais numerosas do Senado.

Em Mato Grosso do Sul, a direção estadual ficará a cargo da senadora Tereza Cristina (PP), que presidirá a federação. A deputada federal Rose Modesto (União Brasil) será a vice.
Rose afirmou que a federação não altera a autonomia das legendas em suas estruturas internas. “Os partidos continuam independentes, cada um com o seu diretório, candidatos e fundo eleitoral. Mas, na hora de disputar e montar a chapa de deputados estaduais e federais, haverá divisão entre União Brasil e PP”, disse.
Segundo ela, a definição de candidaturas para as eleições de 2026 caberá à federação, sob liderança de Tereza Cristina no Estado.
Em nível nacional, a União Progressista soma 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais, quatro distritais, seis governadores — entre eles o presidenciável Ronaldo Caiado (GO) —, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.
Ainda nesta terça-feira, também em Brasília, está prevista a filiação ao PP do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.
