alms
POLÍTICA

União Brasil dá 24h para ministros pedirem exoneração do governo Lula

Resolução assinada por Antonio Rueda prevê sanções a filiados que descumprirem decisão; partido oficializou saída da base em 2 de setembro

18 setembro 2025 - 16h15 Victor Ohana
Antonio Rueda, presidente do União Brasil, partido que deu 24 horas para filiados deixarem cargos no governo Lula
Antonio Rueda, presidente do União Brasil, partido que deu 24 horas para filiados deixarem cargos no governo Lula - Foto: ESFERA BRASIL /DIVULGAÇÃO
ENERGISA

O União Brasil determinou nesta quinta-feira, 18, que todos os seus filiados com cargos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem pedir exoneração imediata. A medida atinge ministros e ocupantes de funções de confiança em autarquias, fundações públicas, empresas estatais e sociedades de economia mista ligadas à União.

Canal WhatsApp

Segundo a resolução aprovada pela Comissão Executiva Nacional, o prazo para o cumprimento é de 24 horas a partir da deliberação. O documento, assinado pelo presidente do partido, Antonio Rueda, alerta que o descumprimento poderá levar à abertura de processo disciplinar e aplicação de sanções previstas no estatuto da legenda.

O União Brasil oficializou o desembarque da base governista no último dia 2 de setembro, em movimento conjunto com o Progressistas (PP), seu aliado na federação.

Atualmente, a sigla comanda o Ministério do Turismo, chefiado por Celso Sabino. Outros dois ministérios — Desenvolvimento Regional, com Waldez Góes, e Comunicações, com Frederico Siqueira — também estão sob influência do partido, mas as nomeações são atribuídas pessoalmente ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e não ao comando da sigla.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop