Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
22 de novembro de 2025 - 23h11
alms
GUERRA NA UCRÂNIA

União Europeia vê com reservas plano de paz dos EUA para Ucrânia

Von der Leyen apoia proposta como base para negociações, mas critica limitações militares à Ucrânia e alerta sobre soberania territorial

22 novembro 2025 - 22h00Arícia Martins
Líder europeia disse que proposta dos EUA pode ser base para paz, mas exige revisões
Líder europeia disse que proposta dos EUA pode ser base para paz, mas exige revisões - Valter Campanato/Agência Brasil

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou neste sábado (22) apoio inicial ao plano apresentado pelos Estados Unidos para pôr fim à guerra na Ucrânia, mas alertou que o texto ainda é preliminar e exige revisões. Segundo ela, o projeto pode servir como base para um acordo, desde que respeite a soberania ucraniana e a integridade de suas fronteiras.

Canal WhatsApp

“Acolhemos os contínuos esforços dos EUA para trazer paz à Ucrânia. O rascunho inicial do plano de 28 pontos inclui elementos importantes que serão essenciais para uma paz justa e duradoura. Acreditamos, portanto, que o rascunho é uma base que exigirá trabalho adicional”, declarou Von der Leyen em publicação na rede social X (antigo Twitter).

Um dos pontos de maior preocupação para a União Europeia, segundo Von der Leyen, são as limitações propostas às Forças Armadas ucranianas, que poderiam deixar o país vulnerável a futuros ataques russos. Ela também destacou a necessidade de aval prévio dos países membros da União Europeia e da Otan para qualquer ponto do acordo que envolva compromissos dessas entidades.

A líder do bloco reforçou que “as fronteiras não devem ser alteradas pela força” e reiterou o compromisso da União Europeia com a integridade territorial da Ucrânia. “Estamos prontos para trabalhar por uma paz sustentável, coordenando de perto com a Ucrânia e os EUA nos próximos dias”, completou.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também comentou o avanço das negociações. Em publicação no X, afirmou que representantes de Ucrânia, EUA, Reino Unido, França e Alemanha vão se reunir neste domingo (23), na Suíça, para discutir a proposta americana.

O plano de paz elaborado por Washington ainda não foi divulgado na íntegra, mas prevê concessões mútuas e a criação de uma zona desmilitarizada. Até o momento, Moscou não se pronunciou oficialmente sobre o documento.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop