
A TV Assembleia segue com a exibição da série de documentários “Mato Grosso do Sul e suas Histórias”, e nesta semana estreia o episódio “Imprensa, o Direito de Calar”. O documentário traz à tona a resistência da imprensa local diante de episódios de censura ao longo de várias décadas, mostrando os desafios enfrentados por jornalistas e veículos de comunicação na região.

Narrado pelos jornalistas Paulo Radamés e Sérgio Cruz, o episódio revisita momentos de perseguição ao jornalismo local, que remontam ao século XIX, incluindo casos emblemáticos como os dos jornais O Iniciador, de Corumbá, e A Voz do Sul, de Nioaque. Esses episódios são fundamentais para compreender a história da liberdade de expressão no estado, além de alertar sobre a necessidade de vigilância constante para garantir esse direito em tempos e contextos políticos distintos.
A série “Mato Grosso do Sul e suas Histórias” tem como objetivo preservar e divulgar as memórias e aspectos culturais do estado, resgatando histórias significativas que muitas vezes caem no esquecimento. O episódio "Imprensa, o Direito de Calar" pode ser assistido na TV Assembleia MS às terças-feiras, às 7h15, quartas-feiras, às 12h, e domingos, às 12h30, além de estar disponível no YouTube da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Confira abaixo o programa na íntegra:
