Grupo Feitosa de Comunicação
(67) 99974-5440
(67) 3317-7890
03 de outubro de 2025 - 15h28
pmcg
IGUALDADE

Tucanas do MS reforçam igualdade de gênero em encontro com Doria

As tucanas do PSDB de MS neste sábado (10), ao Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e ao pré-candidato ao Governo do MS, Eduardo Riedel, uma camiseta reforçando o pedido de apoio a igualdade de gênero

9 julho 2021 - 11h15Da redação
Mulheres com a camiseta reforçando o pedido de apoio a igualdade de gênero
Mulheres com a camiseta reforçando o pedido de apoio a igualdade de gênero - (Foto: Divulgação)

Com o propósito de estimular a participação feminina nos espaços de poder e decisão do país, as tucanas do PSDB de Mato Grosso do Sul entregam neste sábado (10), ao Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e ao pré-candidato ao Governo do MS, Eduardo Riedel, uma camiseta reforçando o pedido de apoio a igualdade de gênero. A entrega simbólica será feita pela Presidente do Diretório Estadual, deputada Mara Caseiro.

Canal WhatsApp

Dória, que lidera o grupo paulista do PSDB, toma a dianteira e vem a Campo Grande participar das prévias para escolha do candidato tucano à Presidência da República. Ele chega em Campo Grande nesta sexta-feira (9), às 16h, para uma coletiva, na sede tucana e no sábado pela manhã, às 09h, trata das prévias do partido.

A presidente tucana Mara Caseiro destaca a importância da presença das lideranças e dos filiados para reforçar a campanha Mais Mulheres na Política.

“Doria é uma liderança nacional do partido e sabe que embora tenhamos tido avanços fundamentais nos últimos anos, especialmente com medidas para ampliar o número de candidaturas femininas, somente 12% dos 70 mil cargos eletivos do país são ocupados por mulheres. Garantir a participação de mais mulheres na política é um desafio complexo e que fará uma diferença esmagadora em direção a igualdade de gênero”.

No Mato Grosso do Sul, apenas seis dos 79 municípios são comandados por mulheres. São as prefeitas de Naviraí, Rhaiza Matos (PSDB); Corguinho, Marcela Ribeiro Lopes (PSDB); Jardim, Dra. Clediane (PSD); Fátima do Sul, Ilda Machado (PSD); Água Clara, Gerolina Alves (PSD); e a mais recente alçada por eleição suplementar, Vanda Camilo (PP).

O número é pouco expressivo e revela a necessidade de aumento da representatividade feminina nos Poderes, principalmente pelo fato de as mulheres serem a maioria do eleitorado. No maior colégio eleitoral do Estado, Campo Grande, por exemplo, só duas mulheres forma eleitas para a Câmara dos Vereadores, entre os 29 cargos eletivos, sendo Camila Jara (PT) e Dharleng Campos (MDB). Nos demais municípios do Estado, o PSDB elegeu 43 vereadoras.

Prévias - Dória larga na dianteira a disputa das prévias para escolha do candidato do PSDB à Presidência. O estado de São Paulo possui maior peso de votos, nos quatro grupos que podem votar na eleição interna. Para garantir a escolha do seu nome, Dória começa a viajar o Brasil para conquistar o apoio fechado de no mínimo mais cinco estados.

Pelas regras aprovadas pela executiva nacional do partido, os votantes das prévias tucanas serão divididos em quatro grupos e cada um deles terá participação de 25% na apuração final. Fazem parte da divisão: filiados (grupo 1); prefeitos e vice-prefeitos (grupo 2); vereadores, deputados estaduais e distritais (grupo 3); e governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais, presidente e ex-presidentes da executiva nacional (grupo 4).

A vice-presidente do PSDB Mulher/ MS, Eliana Rodrigues, ressaltou que há mulheres qualificadas e prontas para compor a administração do Governo.

“Acreditamos que o presidenciável João Doria, terá um olhar diferenciado às Mulheres como os segmentos do PSDB diversidade Tucana, Tucanafro e Juventude. Temos pessoas qualificadas com formação em gestão pública e gestão de riscos podendo sim compor a administração tanto no Governo Federal como no Governo Estadual”, ressaltou

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop