
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar o sistema eleitoral americano em uma publicação feita neste domingo (31) na rede social Truth Social. O republicano anunciou que pretende assinar uma ordem executiva obrigando a identificação do eleitor em todas as votações, sem exceções.

"Identificação do eleitor deve fazer parte de cada voto. SEM EXCEÇÕES! Farei uma Ordem Executiva para esse fim!!!", escreveu Trump. Ele também defendeu o fim da votação por correio, com exceção para militares e pessoas muito doentes, além de defender o uso exclusivo de cédulas de papel. “USE APENAS CÉDULAS DE PAPEL!!!”, reforçou.
Em declarações anteriores, o presidente já vinha questionando a confiabilidade do voto por correio e de urnas eletrônicas. Ele argumenta que os equipamentos "custam dez vezes mais do que o sofisticado e preciso papel com marca d'água", que, segundo ele, "não deixa NENHUMA DÚVIDA, ao fim da noite, sobre quem venceu e quem perdeu a eleição".
A proposta marca mais um capítulo nos ataques recorrentes de Trump ao sistema eleitoral americano, especialmente desde as eleições de 2020, quando perdeu para Joe Biden e não reconheceu oficialmente o resultado.
