
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (11) que o governo federal iniciará a remoção de barracas de pessoas em situação de rua de parques e outros espaços públicos de Washington, capital do país. A declaração, feita em coletiva na Casa Branca, repete posicionamento do republicano no dia anterior e reforça a presença de militares na operação.

— Há muitos lugares para pessoas sem-teto se deslocarem. Nós vamos ajudá-las — disse Trump, sem especificar quais medidas ou programas serão adotados para realocar a população afetada.
Segundo o presidente, o processo começará com o envio de 800 soldados da Guarda Nacional para as ruas da capital. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, confirmou que o deslocamento das tropas ocorrerá “na próxima semana”.
Encontro com Putin
Trump também comentou rapidamente sobre a reunião prevista com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, marcada para sexta-feira (15). Embora tenha dito que “irá para a Rússia”, o encontro deve ocorrer no Estado americano do Alasca.
O objetivo, segundo o republicano, é discutir possíveis soluções para encerrar a guerra na Ucrânia. A reunião com Putin será seguida por um encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e conversas com líderes europeus.
