TCE
INTERNACIONAL

Trump avalia reduzir restrições à maconha e reclassificar droga nos EUA

Mudança colocaria a cannabis na lista de substâncias menos controladas e poderia impulsionar pesquisas e negócios no setor

11 agosto 2025 - 16h05Redação, O Estado de S. Paulo
Possível reclassificação da maconha nos EUA pode abrir caminho para mais pesquisas e benefícios econômicos
Possível reclassificação da maconha nos EUA pode abrir caminho para mais pesquisas e benefícios econômicos - Foto: Reprodução

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estuda alterar a classificação da maconha no país, reduzindo o nível de restrição aplicado atualmente. A informação foi divulgada pelo jornal The Wall Street Journal na última sexta-feira (8).

Canal WhatsApp

A possível mudança não representaria a legalização da cannabis, mas sim sua transferência da Schedule I (Lista I) — onde estão drogas como a heroína — para a Schedule III (Lista III), que abriga substâncias consideradas menos perigosas e com potencial de uso médico.

Trump abordou o assunto no início deste mês, durante um evento beneficente realizado em um clube de golfe em Nova Jersey, cujas cotas de participação chegaram a US$ 1 milhão. Entre os presentes estava Kim Rivers, CEO da Trulieve, uma das maiores empresas de maconha dos Estados Unidos. Ela teria conversado com o ex-presidente sobre a importância de flexibilizar a classificação da droga e ampliar as pesquisas sobre seu uso medicinal.

Segundo o The Wall Street Journal, Trump demonstrou interesse no tema. A administração de Joe Biden já havia iniciado estudos para reclassificar a cannabis, mas o processo não foi concluído até o fim de seu mandato.

Especialistas apontam que a alteração para a Schedule III poderia facilitar a comercialização da maconha, ampliar isenções fiscais para empresas do setor e atrair novos investimentos para pesquisas científicas. A medida também daria fôlego a um mercado que movimenta bilhões de dólares anualmente nos Estados Unidos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop

Deixe seu Comentário

Veja Também

Mais Lidas